Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

Serviço de Atendimento Imediato busca conciliação entre as partes

Desde janeiro de 2012, o Serviço de Atendimento Imediato (SAI) realizou 268 acordos entre partes envolvidas em acidentes de trânsito, que normalmente acontecem em horários de pico, entre 16h e 19h. O SAI, que atende apenas casos de acidentes sem vítimas ou que não envolvam veículos oficiais, atende de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, pelos telefones (65) 9982-8282 e 9982-8383.

Segundo o técnico judiciário a serviço do SAI, Arnaldo Lamb, o conciliador que atende os envolvidos no acidente orienta as duas partes a não julgar quem está certo ou errado, mas sim a chegar a uma solução para o impasse. Essa iniciativa facilita a composição do acordo, assim como a infraestrutura adequada para realizar o atendimento, já que as vans do SAI são equipadas com notebook, impressora, mesas e cadeiras para a conciliação.

“O acúmulo de veículos em determinadas vias devido às ampliações de avenidas por conta das obras voltadas para a Copa também são fatores que culminaram na maior utilização do SAI em Cuiabá”, acrescentou.

O acionamento do SAI pode ser realizado tanto por quem provocou o sinistro e quanto por quem foi atingido. Quando ocorre o acidente, o SAI é chamado e vai até o local, registra o Termo de Ocorrência, documento equivalente ao Boletim de Ocorrência, e tenta apontar soluções para a situação. Caso haja acordo, é confeccionado o Termo de Conciliação, que tem valor judicial. Em caso de descumprimento, a parte que se sentir lesada pode se dirigir até o Juizado, onde o acordo foi homologado e pedir a execução.

Outra vantagem é o comprometimento em honrar o acordo firmado. Havendo a conciliação e a homologação, as partes abrem mão de ações futuras. Isso impede que futuramente alguém tente tirar proveito do acidente, como, por exemplo, tentar exigir um valor maior pelo conserto do veículo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet