Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Conselho de Representantes debate subsídios, diretas já, valorização da classe e Congresso da Magistratura

O Conselho de Representantes da AMB realizou sua oitava reunião, na tarde desta terça-feira (14), em Brasília, para tratar dos principais temas que têm sido trabalhados pela atual gestão da AMB, como a campanha ‘Diretas Já no Poder Judiciário’, ações relacionadas à Segurança de Magistrados, atuação pela reposição dos subsídios da Magistratura e o Congresso Brasileiro de Magistrados. A reunião foi conduzida pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, e contou com a participação dos Presidentes de Associações filiadas. Além de Calandra, compuseram a Mesa o Coordenador da Justiça Estadual, Walter Pereira da Silva, o Secretário-Geral-Adjunto, Thiago Massad, e os ex-Presidentes da AMB Mozart Valadares e Milton Martins.

O sucesso do Congresso Internacional sobre Meio Ambiente para Magistrados também foi destacado pelo Presidente da AMB, que afirmou ter superado o objetivo do encontro, com uma programação muito rica. “Foi um dos maiores eventos em matéria científica relacionado ao meio-ambiente no Brasil”, afirmou Calandra.

O Presidente da AMB reforçou ainda o convite para que os Presidentes de Associações participem do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, em Belém (PA), que será realizado de 21 a 23 de novembro. Além disso, destacou a importância de os Dirigentes de Associações incentivarem os Juízes de seus Estados a estarem presentes. “Será um evento completo, com uma ampla programação e ótima recepção. É o momento de mostrarmos nossa força e união a favor, inclusive, de nossas reivindicações”, disse.

O Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura, Roberto Bacellar, fez um panorama das atividades da ENM, que são realizadas sempre baseadas na missão da entidade. “Temos buscado a cada ano a ampliação do número de vagas nos cursos. Isso tem sido feito por meio de parcerias e nossos cursos sempre credenciados pela Enfam e Enamat”, afirmou Bacellar.

Durante a reunião, o Diretor da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Gil Francisco de Paula Xavier Guerra, apresentou a campanha “Olhos Abertos” e as atividades desenvolvidas a favor da valorização do Magistrado. A ação busca um novo diálogo da Magistratura com a população, mostrando a responsabilidade do ato de julgar. “Vamos capilarizar essa campanha para atingir todos os Estados da Federação”, disse Guerra, sobre a campanha, que teve início na Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). “A campanha foi muito bem produzida e reflete um grande esforço dos colegas”, disse o Presidente da AMB.

Walter Pereira, Coordenador da Justiça Estadual da AMB, discorreu sobre o projeto “Diretas Já” no Poder Judiciário e a importância do apoio de todas as entidades filiadas. “É necessário que essa discussão interna seja fomentada para que tenhamos sucesso o mais breve possível. Essa é uma bandeira da AMB como um todo, e nós estamos debruçados para que tenhamos os resultados esperados”, destacou o Magistrado.

A recomposição do subsídio também foi abordada durante a reunião. Nelson Calandra fez um panorama das ações que foram realizados a favor da causa e a previsão das próximas atividades. “Esse é um esforço muito grande e daremos um passo de cada vez”, afirmou o Presidente da AMB.

Durante o encontro, os Magistrados ainda discutiram o lançamento do Projeto “Dicas Culturais”, pela Secretaria de Cultura, as ações para melhoria da Segurança dos Magistrados, a atuação da Secretaria de Esportes, além de outras pautas de interesse da Magistratura e do Judiciário brasileiro.

A reunião foi encerrada com o depoimento do ex-Presidente da AMB Milton Martins, que abordou a atuação de Nelson Calandra à frente da AMB. “É sempre uma satisfação estar aqui. Encantei-me com o trabalho e participação de todos. O Presidente Nelson Calandra abriu o máximo possível a AMB e assumiu para si todos os problemas dos Juízes. A AMB apresenta muito crescimento e está em busca de um trabalho melhor, uma solução melhor, uma defesa melhor a favor dos Magistrados. É uma grande satisfação participar dessa reunião e eu gostaria de parabenizar essa gestão e cada colega em particular pelo trabalho realizado”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet