Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Contratações irregulares

Justiça determina que governo faça concurso para professores dentro de 120 dias

Foto: Reprodução/Ilustração

Justiça determina que governo faça concurso para professores dentro de 120 dias
O juiz da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular, Alex Nunes de Figueiredo, determinou que o governo do Estado de Mato Grosso terá que realizar concurso público, dentro de 120 dias, para professores destinados à educação profissional e tecnológica.

Além disso, o Estado também não poderá realizar novas contratações temporárias e nem prorrogar ou renovar os contratos já existentes no âmbito da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Leia mais
Estado deve indenizar em R$ 100 mil filha que perdeu a mãe por falta de medicamento de uso contínuo

Na ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), consta a denuncia de que as contratações afrontam a Constituição Federal e a Lei Complementar Estadual nº 154/2004. Ou seja, foram efetivadas sem urgência.

De acordo com o MPE o governo criou 320 cargos, sendo que apenas 37 estão ocupados por servidores efetivos. Dos 283 restantes, 143 estão preenchidos por trabalhadores temporários.

Para o juiz Alex Nunes de Figueiredo, o simples fato de haver quatro vezes mais servidores temporários do que concursados, todos ocupando igualmente cargos inerentes a servidores efetivos, já autoriza e legitima a intromissão do Judiciário no âmbito da administração para corrigir tão patente ilegalidade.

“O contrato emergencial é destinado a suprir necessidades imediatas em que inexiste tempo hábil para a realização de procedimentos regulares, o que não parece ser o caso dos autos já que as contratações temporárias vêm ocorrendo desde 2008 e, frisa-se, para preenchimento de cargos efetivos”, diz trecho da decisão.

Outro lado

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso (SAD), o secretário Rafael Bello Bastos, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), ainda não foi citado pela Justiça. A assessoria informou ainda que governo tem buscado esforços para suprir as demandas em todas as áreas da administração, inclusive da Secitec.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet