Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

PEDIDO DE ASSOCIAÇÃO DE MT

Ministro do STF inadmite ação sobre direito de magistrados à "gratificação de localidade"

Foto: Reprodução

Ministro do STF inadmite ação sobre direito de magistrados à
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), inadmitiu ação originária movida pela associação dos magistrados da Justiça do trabalho (Amatra) da 23ª Região (Mato Grosso) contra a União para pedir “reconhecimento do direito à parcela de gratificação pelo efetivo exercício em comarca de difícil provimento, também denominada gratificação especial de localidade, sob a forma de vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI)”.

Na condição de relator, Fux decidiu devolver o caso à Justiça Federal no Distrito Federal. A Justiça Federal havia encaminhado a ação ao Supremo sob alegação de que cabe à corte julgar casos que envolvam todos os membros da magistratura diretamente ou indiretamente e aqueles casos em que mais da metade dos membros do tribunal de origem esteja impedida ou direta ou indiretamente interessada.

Ajuda de custo: STF devolve à Justiça Federal pedido de juiz de MT

No entanto, de acordo com Fux, o STF não tem competência para apreciar o pedido da associação, atuante em Mato Grosso. A decisão foi divulgada na última terça-feira (3).

O ministro avaliou que a “gratificação por localidade especial” não é exclusiva da magistratura, mas interessa a todos os servidores públicos. Ele citou que a gratificação também está prevista na lei 8.112/ 1990, que instituiu o regime jurídico dos servidores públicos federais. A ação estava no Supremo desde novembro último.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet