Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Corregedor do TJ e equipe técnica participam de encontro Nacional do Colégio de Corregedores

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, participa a partir desta quarta-feira (22 de agosto) do 60º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça dos Estados e Distrito Federal a ser realizado em Alagoas, Maceió. A solenidade de abertura está marcada para 19h30 e o evento seguirá até sábado (25).

Com o tema central “A Corregedoria do séc. XXI”, o encontro visa a aprofundar o estudo sobre questões da atividade correcional, debater problemas e propor soluções aos Tribunais e à Corregedoria Nacional.

Antecedendo a solenidade de abertura à noite, foi montada uma programação ao longo do dia desta quarta-feira para abrigar o II Encontro da Comissão de Tecnologia do Colégio de Corregedores. Entre os assuntos de destaque estão a apresentação dos resultados da Comissão sobre o andamento das tarefas dadas aos grupos de trabalho durante o I Encontro da Comissão realizado em maio, em Cuiabá.

O corregedor Márcio Vidal fará apresentação do Portal criado para agregar sistemas e ferramentas que possam ser utilizadas por todos os órgãos para unificar a linguagem tecnológica e ampliar o canal de comunicação entre as Corregedorias. O objetivo da proposta é chegar a resultados nos trâmites processuais que possam dar mais celeridade à prestação de serviço à sociedade.

À tarde, o assessor de projetos do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) da CGJ/MT, Uiller Prado, fará a apresentação do Sistema Tecnológico Judicial Integrado (STJI). Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil que visa a combater o crime organizado por meio da integração de informações, via banco de dados, entre todos os órgãos ligados à justiça e à segurança pública, estaduais e federais. O assessor também mostrará o painel eletrônico de pautas das audiências instalado no Fórum de Cuiabá.

Participam também do Encoge o juiz auxiliar da CGJ/MT e coordenador dos projetos tecnológicos da Corregedoria, Lídio Modesto da Silva Filho, o diretor do Dapi, Reginaldo Cardozo, e o assessor João Gualberto Neto.

O 60º Encoge contará com palestras da corregedora nacional, ministra Eliana Calmon e de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros. A ministra será homenageada pelo trabalho realizado à frente da Corregedoria Nacional.

Dentre os temas do 60º Encoge, destacam-se: “Metas de Nivelamento da Corregedoria Nacional de Justiça”, “Agenda Legislativa do Poder Judiciário”, “A Estrutura do Judiciário para o Enfrentamento das Organizações Criminosas e a Segurança do Magistrado”, “A Saúde de Magistrados e Servidores”, “Da Efetividade da Decisão Judicial”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet