Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

332 CARGOS

AGU pretende abrir concurso para Advogados da União em 2015

Foto: Reprodução

AGU pretende abrir concurso para Advogados da União em 2015
Devido ao aumento do número de produção de manifestações consultivas, do acompanhamento de mais de três milhões de processos e de 600 cargos vagos, a Advocacia-Geral da União (AGU) pretende abrir concurso público para contratar 332 novos advogados da União em 2015. O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, encaminhou consulta ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sobre a disponibilidade de recursos para a realização do certame.

Leia mais 
MPF é contra recurso de empresário e pede urgência em novo júri do assassinato do juiz Leopoldino

Atualmente a AGU possui 1.764 advogados da União distribuídos entre a Procuradoria-Geral da União, Consultorias Jurídicas dos Ministérios, Consultoria-Geral da União, consultorias jurídicas nos estados, procuradorias da União e na Secretaria-Geral de Contencioso. Os profissionais precisam atender a uma demanda crescente de processos tanto na área consultiva, quanto na contenciosa.

Segundo informações enviadas ao MP, só na área consultiva, houve um aumento de 437% na produção de manifestações jurídicas entre 2010 e 2013. No ano passado, o número de produção ultrapassou as 150 mil peças.Cerca de três milhões de processos são acompanhados pela Procuradoria-Geral da União, órgão responsável pela defesa judicial da Administração Direta em processos que tramitam na Justiça Federal, do Trabalho, Eleitoral e Estadual.

Outro dado que justifica o aumento do quadro de Advogados da União é que a Instituição tem se empenhado em realizar ações denominadas "proativas" para recuperar os valores devidos aos cofres públicos. O projeto tem apresentado resultados significativos, conforme aponta a nota técnica enviada da Adjuntoria de Gestão Estratégica enviada ao MP. O grupo recuperou cerca de R$ 115 milhões em 2012 e 154 milhões em 2013.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet