Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Mutirões impulsionam mais de 260 mil processos

Mais de 260 mil processos foram impulsionados desde março de 2012 em 72 Varas Cíveis e Criminais e nos Juizados Especiais em Comarcas de Mato Grosso. Os números fazem parte do balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (23 de agosto) pela Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, que desde o terceiro mês do ano vem realizando mutirões, cujo slogan é ‘Juntos Somos Mais Fortes’, para impulsionar os procedimentos processuais nas secretarias das unidades judiciais.

Os dados mostram que a meta inicial feita em março era atingir 74 mil processos até o final deste ano, mas já foi superada em 251%, totalizando 266 mil processos impulsionados, o que corresponde a uma média de 3.611 por mutirão realizado.

“Esse resultado é fruto do trabalho em equipe tanto do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) da Corregedoria, quanto de servidores das unidades judiciais. Estamos recebendo apoio de diversas Varas, com servidores se colocando à disposição para participar dos trabalhos dos mutirões”, afirma o coordenador da Secretaria, Lusanil Egues da Cruz.

Os servidores estão focando as atividades para impulsionar procedimentos como juntadas de processos, autuações, expedição de ofícios e mandados e publicações oficiais, entre outros.

“O mutirão é um grande desafio para movimentar a máquina judiciária, por isso precisamos de servidores dispostos e comprometidos”, diz o diretor do Dapi Reginaldo Cardozo.

Esta semana tiveram início mutirões na Primeira, Segunda e Sexta Varas de Família e Sucessões, na Primeira e Segunda Varas de Violência Doméstica e na Vara Especializada de Falência, Recuperação Judicial e Cartas Precatórias na Comarca de Cuiabá.

Mutirões nas secretarias das Varas já foram realizadas nas Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Colniza, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Cotriguaçú, Guarantã do Norte, Rosário Oeste e Juizados Especiais de Cuiabá, Poconé e Cáceres.

Os interessados poderão se inscrever no Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), no e-mail corregedoria.dapi@tj.mt.gov.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet