Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Internacional

reviravolta

MPF pede extradição e prisão dos pilotos americanos do jato Legacy que matou 154 pessoas em MT

Foto: Reprodução

Joseph Lepore e Jan Paul Paladino

Joseph Lepore e Jan Paul Paladino

O Ministério Público Federal pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a extradição e a prisão preventiva dos dois pilotos americanos do jato Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que colidiu com um Boeing 737 da Gol em setembro de 2006, matando 154 passageiros do voo 1907. A subprocuradora Lindôra Maria Araújo propôs ainda que causa penal seja transferida para os Estados Unidos

Condenados desde 2011, eles moram nos Estados Unidos e nunca se apresentaram à Justiça brasileira para prestar esclarecimentos. Eles foram condenados a três anos, um mês e 10 dias de reclusão em regime aberto. "É de se ter em mente que os condenados vêm-se recusando desde 2006 a sujeitar-se à jurisdição do Brasil e demonstram profundo desdém pelas formalidades das ações penais em debate", afirmou a subprocuradora.

Desembargador afirma que União tem participação no roubo de pertences dos mortos em acidente da Gol

Os pilotos do Legacy também ficam proibidos de exercer a profissão durante o período da condenação. A decisão é do juiz federal substituto Murilo Mendes, do município de Sinop (500 km de Cuiabá), que fica próximo ao local do acidente, a Serra do Cachimbo. 

Segundo a defesa dos americanos, o pedido de prisão antes do trânsito em julgado é uma afronta ao Direito brasileiro. A decisão do STJ deve sair em um mês. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, já são considerados foragidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet