Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

visita ilustre

Gilmar Mendes comparece em cerimônia da Unemat

Foto: Secom

Gilmar Mendes participa de inauguração de mestrado em direito na Unemat

Gilmar Mendes participa de inauguração de mestrado em direito na Unemat

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou da cerimônia que marcou o início das aulas do mestrado interinstitucional em Direito, uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal do Pará (UFPA). A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (24.08), no auditório da Cidade Universitária de Cáceres.

O programa desenvolverá pesquisas em várias linhas: Constitucionalismo, Democracia e direitos humanos, Direitos humanos e inclusão social, Direitos humanos e meio ambiente, Intervenção penal e Segurança pública e direitos humanos.

Em entrevista à Secretaria de Comunicação, o ministro Gilmar Mendes destacou que "a pesquisa é fundamental em qualquer área, sobretudo no Direito. O campo jurídico não está alheio ao desenvolvimento tecnológico. Novas áreas estão surgindo, o que requer investigação e, muitas vezes, um tratamento internacional e global. Questões, como por exemplo, criminalidade eletrônica e pedofilia na rede”.

O mestrado em parceria visa o aprimoramento da equipe de profissionais da Unemat e atende 15 funcionários, entre professores e técnicos administrativos. O reitor da Unemat, Adriano Silva, retifica o propósito: “Queremos diminuir as assimetrias entre as áreas de conhecimento da universidade. Queremos uma Unemat forte e consolidada em todos os aspectos e isso passa pela qualificação do nosso quadro docente e técnico”.

O reitor também explicou que na universidade há áreas que possuem seu quadro docente altamente qualificado, como as áreas da Linguagem, Ciências Agrárias e Biológicas e outras com um número menor de professores com títulos de mestres e doutores.

Também participaram da aula inaugural, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Antonio Francisco Malheiros, o coordenador do campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, o coordenador do Minter na Unemat, Juliano Moreno Kersul, além de autoridades políticas, jurídicas e acadêmicas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet