Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

AMBIENTAL

MPT e MPE trabalham para dar forma a nova cooperativa de catadores de Cuiabá

MPT e MPE trabalham para dar forma a nova cooperativa de catadores de Cuiabá
Foi realizada, na última segunda-feira (09), em parceria do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE), uma reunião com os catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis de Cuiabá para dar continuidade ao compromisso de auxiliá-los na criação e formalização da cooperativa que os acolherá após o fechamento do lixão municipal, no dia 03 de agosto deste ano.

Leia mais 
Prefeito e mais 7 são acionados por improbidade após 'consumo' de 23.660 pacotes de café em 10 meses


A procuradora do Trabalho Marcela Monteiro Dória e o promotor de Justiça Gerson Barbosa discutiram com os catadores os requisitos mínimos previstos na legislação para a formação de uma cooperativa, mediando a escolha de três responsáveis pela elaboração de proposta de estatuto, para aprovação futura em assembleia geral.

Uma das medidas a serem adotadas após o encerramento dos lixões será a contratação da nova cooperativa para prestação de serviços ambientais. Para tanto, os catadores serão capacitados para atuar como sensibilizares, conscientizando a população para a importância da educação ambiental e trabalhando nos bairros para a incrementação da coleta seletiva.

"Essa contratação é importante tanto para o Município, pois está comprovado que a sensibilização de porta em porta é o método mais eficaz na educação ambiental para a separação do resíduo domiciliar, quanto para os cooperados nessa fase inicial da nova cooperativa. Nada impede que, após o prazo inicial, a contratação continue, já que a educação ambiental permanecerá necessária para o incremento da coleta seletiva no Município", salientou a procuradora.

Segundo Marcela Monteiro, o próximo passo para a formalização da cooperativa é a definição de data para a assembleia geral de fundação, com publicação de edital, conforme os prazos previstos na lei. Além do Ministério Público, auxiliarão tecnicamente os catadores nesse processo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Município de Cuiabá e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet