Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

CNMP convoca audiência pública sobre preservação da Mata Atlântica

05 Ago 2014 - 11:50

Assessoria de Comunicação Social/Conselho Nacional do Ministério Público

Discutir os problemas que ameaçam a preservação da Mata Atântica, a adoção de providências pelos Ministérios Públicos e a sensibilização dos demais órgãos do sistema de justiça em relação às consequências da exploração ambiental predatória do bioma”. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no dia 19/8, às 9 horas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O edital de convocação foi divulgado nesta segunda-feira, 4/8.

Entre os aspectos a serem debatidos estão o desmatamento, a preservação da biodiversidade e a proteção das comunidades tradicionais que vivem nas áreas ocupadas pela Mata Atlântica. Os temas foram definidos pelo Grupo de Trabalho de Proteção ao Meio Ambiente da Comissão de Acompanhamento da Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Fundamentais.

Além dos conselheiros do CNMP, serão convidados para participar da audiência representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Conselho Federal da OAB e Ministério do Meio Ambiente. Também estão na lista associações ligadas a Magistratura e lideranças de movimentos sociais.

O evento deve contar ainda com a presença do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e dos procuradores-chefes dos ramos do Ministério Público da União no estado, além de representantes das áreas de defesa do Meio Ambiente das unidades do Ministério Público de todo o país.

Outros órgãos, entidades, institutos, movimentos, organismos ou lideranças, além das convidadas, poderão participar do debate. Basta se inscrever exclusivamente pelo site do CNMP, até o dia 15/8. As conclusões e posicionamentos discutidos serão compilados e divulgados, posteriormente, pelo CNMP.

Leia a íntegra do edital de convocação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet