Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

eleições 2012

TRE utiliza novo sistema para agilizar apuração dos votos

03 Set 2012 - 09:00

Especial para o Olhar Jurídico - Mylena Petrucelli

Foto: Divulgação

TRE utiliza novo sistema para agilizar apuração dos votos

TRE utiliza novo sistema para agilizar apuração dos votos

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca novos meio de agilizar a totalização dos votos nas eleições para vereador e prefeito, que serão realizadas no dia 7 de outubro. A intenção do TRE é apurar os votos até a noite do próprio dia 7 através da utilização de uma nova tecnologia de dados que utiliza a internet como aparato principal e evita os problemas de trânsito que Cuiabá enfrenta para a Copa de 2014.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE, o programa utilizado se chama JE Connect e será distribuída em pontos estratégicos que tenham rede para internet, via cabo ou telefonia celular.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Júnior, explicou que "a intenção é evitar que o trânsito, hoje prejudicado por conta da realização de várias obras de mobilidade, seja um fator de risco para a agilidade na totalização do resultado final da eleição nessas cidades".

A transmissão dos resultados através da internet foi apresentada ao juízes eleitorais do estado e está sendo avaliada a possibilidade de utilizar a nova teconologia nos municípios do interior.

A assessoria do TRE também informou que o sistema JE Connect já passou por auditorias de segurança e eficiência acompanhadas por partidos políticos e foi considerada segura.

O secretário de TI Ailton Lopes Júnior ressaltou que o objetivo é garantir que a totalização dos votos apurados pelas urnas seja finalizada com a máxima brevidade. “Nossa gestão junto ao TSE garantiu a ampliação do número de equipamentos. Este ano teremos 90 equipamentos em funcionamento, evitando os atrasos já vivenciados em outras eleições.

Com informações da assessoria de imprensa do TRE-MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet