Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

resíduos sólidos

MP em tramitação no Congresso define 2018 como novo prazo a municípios para fim dos lixões

Foto: Reprodução

MP em tramitação no Congresso define 2018 como novo prazo a municípios para fim dos lixões
A Medida Provisória 649/2014 amplia até 2018 o prazo para as cidades acabarem com os seus lixões. A data limite encerrou-se em 2 de agosto deste ano, sem que a maioria dos municípios tenha instalado aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

O aumento do prazo para o fim dos lixões é reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Leia mais
40% dos municípios não acabaram com lixões; governo não prorroga prazo que se encerra sábado
Fim dos lixões: municípios poderão fazer acordo com MP para cumprir metas

A ampliação do prazo consta do relatório apresentado pelo deputado Andre Moura (PSC-SE) no início de agosto que poderá ser votado pela comissão mista que analisa a MP durante o esforço concentrado dos dias 2 e 3 de setembro.

De acordo com a Agência Câmara, o relatório também garante a estados e municípios o prazo de dois anos, até 2016, para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. O prazo venceu em 2012.

Esses planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor. Andre Moura ressalta que estados e municípios que não concluíram os trabalhos deixaram de receber dinheiro para investir na gestão de resíduos sólidos e, por isso, precisam desse prazo adicional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet