Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

conduta

Tribunal do júri condena ex-policial por matar inocente

30 Ago 2012 - 15:00

Especial para o Olhar Jurídico - Mylena Petrucelli

Foto: Divulgação

Tribunal do júri condena ex-policial por matar inocente

Tribunal do júri condena ex-policial por matar inocente

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Cuiabá condenou ontem (29) o ex-policial militar Jânio Albino de Carvalho a 17 anos e seis meses de reclusão. Ele foi condenado por homicídio qualificado praticado contra Deivison Rosalino de Siqueira e tentativa de homicídio contra Carlos Rosa de Souza, no dia 11 de maio de 2000. Foi decretada ainda sua prisão preventiva e o réu não terá direito a recorrer da sentença em liberdade.

Consta na denúncia do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) que no dia do homicídio, o policial efetuou a prisão das vítimas sob a acusação de que elas haviam praticado um assalto. Porém, quando o policial capturou os suspeitos, agiu de forma errônea ao procedimento e levou os dois rapazes para um local escuro na periferia da cidade, retirou suas algemas e ordenou que os dois corressem enquanto disparava vários tiros contra eles.
 
O acusado Carlos Rosa foi atingido no pé e consegui fugir, já o acusado Deivison Siqueira caiu no chão e foi executado pelo policial com vários tiros na cabeça.

O promotor de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro Piedade que atuou no júri afirmou à assessoaria de imprensa do MPE-MT que no momento da abordagem o réu agiu de forma arbitrária e ilegal. Ele também relatou que várias testemunhas alegaram que o ex-policial tem personalidade violenta, conforme foi relatado no decorrer da instrução processual.

Na sentença, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira destaca que “o comportamento das vítimas não influenciou na prática delitiva, pois não foi comprovado nos autos a tese de que teriam praticado assalto no dia dos fatos e, ainda que tivessem, não justificaria a conduta perpetrada pelo réu”.

Com informações da assessoria de imprensa do MPE-MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet