Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Comunicação entre advogados e clientes em presídio deve ser assegurada

A proibição do advogado contatar seu cliente dentro do Presídio da Mata Grande em Rondonópolis gerou manifestação da OAB/MT junto à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) nesta quarta-feira (29 de agosto). O presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro, requer do secretário, Paulo Inácio Dias Lessa, providências urgentes no sentido de assegurar a comunicação dos advogados com os reeducandos.

O problema foi apresentado à OAB/MT pelo presidente da Subseção de Rondonópolis, Adalberto Lopes de Souza. Conforme o advogado, assim que iniciou a paralisação dos agentes penitenciários nesta data, os profissionais já foram impedidos de se comunicar com seus clientes.

“Eles justificam que falta efetivo e só estão retirando os reeducandos que tiverem alguma emergência médica ou precisarem se apresentar em Juízo. Concordamos com as reivindicações deles, mas a greve não pode gerar prejuízos para aqueles que estão presos e para os advogados que precisam atuar. Estamos sendo impedidos de exercer nossa profissão”, ressaltou Adalberto Lopes. Ele acredita que o mínimo de 30% garantido por lei para o funcionamento não está sendo respeitado.

Cláudio Stábile requer no ofício que os advogados voltem a ter acesso aos reeducandos, “de forma pessoal e reservadamente, nos estabelecimentos prisionais do Estado de Mato Grosso, em cumprimento ao disposto no inciso III, do artigo 7º, da Lei Federal nº 8.906/94. A Subseção de Rondonópolis informa que a paralisação dos agentes prisionais tem sido utilizada como obstáculo para cumprimento desta norma legal na Penitenciária Regional Major Eldo Sá Correa (Mata Grande)”.

O inciso III do artigo 7º do Estatuto da Advocacia dispõe que é direito dos advogados “III - comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis;”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet