Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Advogados da AGU laçam livro com foco em licitações sustentáveis

Pensando em questões ambientais para o desenvolvimento sustentável do planeta, os membros da Advocacia-Geral da União (AGU) Marcos Weiss Bliacheris, Teresa Villac Pinheiro Barki e Lilian Castro de Souza laçam nesta quinta-feira (09/10), em Brasília, o livro "Panorama de Licitações Sustentáveis".

A obra aborda temas que vão desde compras públicas sustentáveis até a questão do lixo eletrônico. Mostra também as diversas experiências em nível municipal, estadual, federal e internacional, com destaque para a contribuição da AGU na realização de licitações sustentáveis e, no âmbito federal, os exemplos dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Meio Ambiente,

A publicação é destinada a profissionais que tenham interesse no tema, servidores e gestores públicos, além de estudantes, e aqueles que trabalham diretamente com licitações envolvendo Direito Ambiental, Direito Administrativo e Gestão Pública.

O livro

A ideia de escrever a obra veio após os advogados públicos participarem da conferência Rio +20, no ano de 2012. O evento tratou de questões voltadas para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental. A partir de então, os autores começaram a trabalhar o tema.

De acordo com Marcos Weiss Bliacheris, o livro traz uma visão ampla do que está acontecendo nas licitações sustentáveis. "O conjunto de artigos permite observar um panorama rico e vivo, com o Direito sendo modificado à nossa frente e mostrando os novos objetivos que vêm sendo perseguidos pela Administração Pública", explica. Ele destaca, ainda, que o livro foi escrito por profissionais que enfrentam diariamente o tema, além de trazer contribuição para quem estuda e trabalha com licitações sustentáveis.

Os autores

Marcos Weiss Bliacheris e Teresa Villac Pinheiro Barki são coordenadores e coautores da obra "Licitações Contratações Públicas Sustentáveis". Lilian Castro de Souza é autora do livro "Direito Previdenciário", da Editora Atlas, que já se encontra na 7ª edição.

O "Panorama de Licitações Sustentáveis", produzido pela Editora Fórum, será lançado pela no restaurante Carpe Diem, às 19h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet