Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

MAIS UMA DECISÃO

Obras da UHE Teles Pires são mantidas pela Justiça Federal

Obras da UHE Teles Pires são mantidas pela Justiça Federal
A Justiça Federal, em Mato Grosso, indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que as obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires fossem suspensas. A Usina é construída no Rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará. A solicitação do MPF foi indeferida pelo juiz federal da 8ª Vara, Marcelo Meireles Lobão.

Leia mais 
Justiça determina que município contrate professores especializados para alunos com deficiência


A ação civil pública foi ajuizada pelo MPF contra a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Segundo a Justiça Federal, em Mato Grosso, o MPF alegou em ação pública civil que o estudo de impacto ambiental da UHE Teles Pires não havia contemplado áreas ecológicas protegidas integrantes do chamado “Mosaico da Amazônia Meridional”, como é o caso do Parque Nacional de Juruena.

Para o juiz federal da 8ª Vara os impactos e o ecossistema foram "foram suficientemente avaliados". Conforme o magistrado em sua decisão, “O ponto mais próximo do Mosaico – trecho do Parna de Juruena – situa-se a mais de 100km da UHE Teles Pires”.

Usina Hidrelétrica Teles Pires está localizada entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). Quando concluída terá potência instalada de 1.920 megawatts, capacidade suficiente para fornecer energia elétrica para 2,7 milhões de famílias.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet