Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Deputado Leréia pede para adiar depoimento à CPI do Cachoeira

Em ofício encaminhado no fim da tarde de segunda-feira (3) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados, o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) informou que não poderá comparecer à reunião desta terça-feira (4) e pediu para que seu depoimento seja adiado.

No documento, o deputado, que falaria sobre denúncias de envolvimento com a organização de Carlinhos Cachoeira, afirma que tem “importantes e inadiáveis compromissos pessoais anteriormente assumidos”. Ainda no ofício, Leréia se coloca à disposição da comissão a partir do dia 18 de setembro.

De acordo com investigações da Polícia Federal, o parlamentar teria recebido dinheiro da organização de Carlos Cachoeira. Além disso, teria alertado o contraventor sobre uma operação policial e usado o cartão dele para fazer compras. Em entrevistas concedidas após as denúncias, Leréia se declarou amigo de Cachoeira e negou ter ligação com a exploração de jogos ilegais.
Na Câmara, o PSOL já encaminhou pedido de abrertura de processo contra o parlamentar. Uma comissão de sindicância votou pelo encaminhamento do processo ao Conselho de Ética, mas a decisão final cabe à Mesa da Câmara dos Deputados.

Laranja

Além do deputado, a CPI convocou também para esta terça-feira André Teixeira Jorge, ex-funcionário da Delta Construções. Ele obteve liminar em pedido de habeas corpus, na última sexta-feira e o mais provável é que fique calado diante dos parlamentares.

A liminar foi deferida pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. Ele é apontado pela polícia como integrante da organização. As investigações apontam, ainda, que sua evolução patrimonial e movimentações financeiras são incompatíveis com os rendimentos declarados. Por esse motivo há suspeitas de que ele seja usado como “laranja” pelo grupo.

A reunião da CPI está marcada para as 10h15 desta terça-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet