Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Corregedora fala nesta quarta-feira sobre sua gestão em entrevista coletiva

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, dará entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (5/9), às 10h, para fazer uma balanço de sua gestão à frente da Corregedoria Nacional de Justiça. Na ocasião, ela apresentará dados sobre a quantidade de demandas recebidas pelo órgão desde setembro de 2010, assim como o número de ações solucionadas e processos administrativos disciplinares abertos pelo Plenário contra magistrados, como resultado das investigações.

A corregedora nacional também apresentará dados inéditos sobre o trabalho de fiscalização e aprimoramento dos cartórios extrajudiciais. Ela vai mostrar o que já foi feito desde que o CNJ declarou a vacância de mais de 5.500 serventias, cujos titulares não haviam prestado concurso público, contrariando o que estabelece a Constituição Federal de 1988.

Na entrevista, a ministra Eliana Calmon vai falar também sobre os resultados obtidos com os principais programas desenvolvidos em sua gestão, como o Judiciário em Dia, mutirão que acelerou o julgamento de processos na Justiça Federal; o Pai Presente, que estimulou o reconhecimento de paternidade; o Espaço Livre, voltado à destinação de aeronaves envolvidas em processos judiciais; e o Justiça Plena, de monitoramento de processos de grande repercussão social.

Calmon deixa o cargo de corregedora nacional nesta quinta-feira (6/9), quando assumirá o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. O ministro, que será o quinto a assumir a Corregedoria do CNJ, ficará à frente do órgão pelos próximos dois anos e dará continuidade ao trabalho de Eliana Calmon.

Serviço

Balanço de gestão da ministra Eliana Calmon

Data: quarta-feira (5/9)
Horário: 10h
Local: sala de reuniões da presidência (ao lado do plenário do CNJ)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet