Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Limpeza

TJMT está saneado e virou modelo, destaca ministra

Foto: Reprodução

Eliana Calmon

Eliana Calmon

A corregedora nacional de justiça ministra Eliana Calmon, que é integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), despediu-se do cargo que ocupou por dois anos rasgando elogios à administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e da Corregedoria de Justiça do TJMT.

Durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (5.9), em Brasília, a ministra fez uma prestação de contas de seus dois anos de mandato e colocou o TJMT em um patamar acima da média nacional em relação aos demais tribunais de justiça.

"Mato Grosso está bem graças à nova administração que tem feito esforço muito grande para resolve problemas que haviam sido verificados. Isso é fruto do trabalho destes presidentes que querem promover mudanças e que tem todo apoio do CNJ", destacou.

A ministra lembra que o Estado sofreu muito em razão de problemas como má gestão e corrupção envolvendo seus membros. Ela classificou como emblemático o afastamento por aposentadoria compulsória dos dez magistrados, entre eles três desembargadores e sete juízes de primeiro grau.

"O meu antecessor (ministro Gilson Dipp) afastou este magistrados, mas infelizmente eles voltaram por meio de uma liminar, que depois foi derrubada e os magistrados foram novamente afastados. O moral do TJMT estava a zero. Estavam ressentidos com o que havia acontecido. Mas a administração do TJ conseguiu fazer um grande trabalho", observa.

A sessão do CNJ desta terça-feira (4.9) foi a última no comando da corregedoria. Após período de férias, Calmon assumirá a Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfa). A posse será na quinta-feira, ás 18h, em Brasília.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet