Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

denúncia

Procon apreende remédios vencidos em farmácia de Cuiabá

Foto: Secom/Cuiabá

Procon apreende remédios vencidos em farmácia de Cuiabá
Após denúncia de venda do medicamento “Dia D” com prazo de validade vencido em uma farmácia de Cuiabá, agentes do Procon Municipal apreenderam diversos lotes de remédio e dermo-cosméticos.

Leia mais
Judiciário de MT renova parceria com Procon

“Viemos atender a uma denúncia e ao chegarmos ao estabelecimento, verificamos que o lote vencido do remédio “Dia D” já não estava mais à venda. No entanto, é nosso papel aproveitar a situação para fazer um Check List, passando um pente fino nos demais produtos da farmácia e acabamos encontrando remédios e cosméticos na mesma situação”, afirma Cláudia Sodré, assessora jurídica do Procon.

Durante a ação foram apreendidos cremes para a região íntima, pomadas antimicóticas, colorantes capilares e medicamentos pediátricos para febre e dor. Dentre os produtos recolhidos, os medicamentos pediátricos chamaram a atenção do órgão, que reconheceu como uma falha gravíssima e possivelmente fatal em caso de ingestão.

“É fundamental que a empresa tenha um controle de qualidade rigoroso, pois se um bebê ingerir um remédio vencido, as consequências podem ser fatais”, conta Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon.

Por envolver medicamentos e dermo-cosméticos vencidos que podem acarretar sérios problemas de saúde, a infração cometida pela farmácia é considerada grave e após o auto de constatação, a empresa pode ser multada em cerca de R$ 70 mil, conforme o porte de seu estabelecimento e caso em questão.

A farmácia terá o prazo de dez dias a partir da data da notificação para apresentar sua defesa ao Procon.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet