Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

mensalão

Judiciário deu sinal vermelho para a corrupção, analisa LFG

Foto: Reprodução

Luiz Flávio Gomes - jurista e cientista criminal

Luiz Flávio Gomes - jurista e cientista criminal

“O judiciário está dando um sinal vermelho para a corrupção”. A avaliação é do jurista e cientista político Luiz Flávio Gome, referente ao julgamento do Mensalão – Ação Penal 470 – que vem sendo realizado pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, é este o recado que os ministros estão dando a sociedade e, principalmente, aos políticos.

Considerado um julgamento histórico no Brasil, o Mensalão, apesar de dividir opiniões fará toda a diferença na política e no Judiciário. Para o fundador da rede de Ensino LFG o impacto deve ocorrer mesmo é na forma de se fazer política.

PEC 37 é um retrocesso e a sociedade precisa se mobilizar contra, avalia Elarmin

 “O judiciário está dizendo a todos ‘não concordo com a corrupção políticos mudem tudo’. Agora se vai mudar é outra coisa, mas é exatamente isso que o judiciário está sinalizando”, ponderou o jurista, durante entrevista ao Olhar Jurídico, por telefone.

Luiz Flávio Gomes considera ainda que o Supremo vem sim atuando de maneira independente, embora, no ponto de vista dele, vem atropelando alguns direitos. Como exemplo, ele cita o não desmembramento do processo que teria violado o direito de duplo grau de 35 réus envolvidos na ação.

Julgamento do Mensalão

Nessa segunda-feira (10) os ministros do Supremo retomam o 21º dia de julgamento do Mensalão e começam a avaliar um novo item da Ação Penal 470. A análise é referente ao “item 4”, o capítulo da peça de acusação, formulada pelo Ministério Público Federal em 2006, que trata sobre lavagem de dinheiro.

Serão discutidas as acusações que pesam contra ex-dirigentes do Banco Rural, Marcos Valério, seus sócios e funcionários destes. Eles são acusados de se servirem de um “sofisticado mecanismo de branqueamento de capitais”, que tinha por objetivo a compra de apoio de parlamentares durante o primeiro mandato do governo Lula.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet