Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Escola dos Servidores faz 40 mil capacitações em sete anos

Criada com o objetivo de aperfeiçoar e capacitar servidores do Poder Judiciário, por meio de cursos presenciais e à distância, a fim de aprimorar a atividade jurisdicional, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso completa nesta sexta-feira (3 de abril) sete anos de fundação. Ao longo deste período, a instituição realizou 40.394 ações de capacitação, deste total, 34.162 (85%) foram na modalidade presencial e 6.232 (15%) na Educação à Distância (EAD).

Nestes sete anos foram ofertados 386 cursos, sendo 337 ministrados na instituição e 49 na modalidade EAD. A escola ganhou destaque nacional duas vezes, sendo a primeira pela criação do curso de Malote Digital, cedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que hoje pode ser distribuído para todos os tribunais do Brasil.

“A instituição também ganhou reconhecimento no Encontro das Escolas do Poder Judiciário Estadual com a criação do curso de metodologia “Ordem”, na modalidade à distância, otimizando a aplicação da capacitação de rotinas nas secretarias de varas, aplicado em todas as comarcas do Estado”, ressalta a coordenadora da escola, Andréia Marcondes que, para este ano, está focando na implantação da academia de novos líderes.

Na sua trajetória a escola também contabiliza outros bons frutos, como a inclusão do “Programa Liderar” no Banco de Boas Práticas de Gestão do Judiciário no CNJ, criado com a Resolução 70/2009.

Atualmente 600 servidores estão sendo capacitados em cursos de pós-graduação, sendo 100 em Direito Penal e Processo Penal, 100 em pós-gradução em Direito Civil e Processo Civil e 400 servidores em Poder Judiciário. Esta pós se divide em Poder Judiciário com ênfase em secretarias de vara, e ênfase para o oficial de justiça,

Além destes cursos a escola avançou com produções internas. Está sendo finalizado o curso de sistema de controle de infrações disciplinares. Recentemente foi reeditada a portaria que nomeou as comissões para sindicância e processo administrativo disciplinar. Estas comissões precisam ser capacitadas em todo o estado. Como pelo menos 55% das comarcas ficam em um raio superior a 400 km de Cuiabá, os cursos EAD são fundamentais.

Ensino à distância - “A procura pelo EAD é muito grande. É interessante notar como os servidores estão descobrindo esta nova tecnologia. Eles precisam de dedicação. A educação à distância costuma ser vista como algo frio, pois é o servidor com uma tela. Nós procuramos humanizar o máximo possível, inclusive dando mais vida à capacitação para que os servidores sintam mais vontade de participar, assim conseguimos reduzir o índice de faltas dentro das capacitações”, explica João Bosco Monteiro, gestor em EAD.

O técnico judiciário Ruy Carlos Fonseca explica que a escola tem um controle rigoroso dos cursos EAD. “Nós sabemos a hora que o servidor entra para estudar, a máquina que usa, o que ele faz, o tempo que fica, quais as atividades desenvolvidas, enfim, tudo é monitorado. A educação a distância, inclusive a medição do seu êxito, vem com as avaliações feitas. Os alunos são pontuados, desde a assiduidade, participações em fórum, como também a partir de provas, que são elaboradas pelos tutores. Tem todo um controle em nossas mãos, do início ao fim da capacitação”, explica, completando que como a escola é voltada para a educação corporativa, de nível técnico, os cursos de pós-graduação são ofertados por meio de empresas terceirizadas conveniadas ao Ministério da Educação (MEC) e que estão aptas a emitir certificação.

O índice de participação e de aprovação dos alunos que fazem os cursos EAD gira em torno de 90% a 95%, um percentual considerado muito bom. “A finalidade da escola não é reprovar o servidor. Aquele aluno que tem um índice inferior ao esperado é ofertado um trabalho de recuperação, para que ele continue o curso e alcance o objetivo desejado, já que são capacitações técnicas para a melhor formação do servidor”, diz Fonseca.

Cursos – Quem participa dos cursos na escola aprova a iniciativa. Uma das capacitações realizadas pela instituição e que teve uma excelente repercussão foi o curso de “Desenvolvimento Gerencial e Sindicância de Processo Administrativo Disciplinar no Serviço Extrajudicial”, realizado para os gestores gerais das 79 comarcas do Estado. Com uma semana de duração, a capacitação teve excelentes resultados.

Para a gestora da Comarca de São José do Rio Claro ( 315 km a médio-norte de Cuiabá), Zenaide Silva Venâncio, os cursos têm ajudado os gestores a melhor administrar as comarcas. “Também tem trazido conhecimentos novos, necessários para a rotina de trabalho que o cargo exige”.

Eliane Ruff Rebelatto, da Comarca de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), diz que além de cumprimento de metas e resultados, os cursos de liderança ofertados pela Escola dos Servidores também procuram mostrar a importância de se dedicar um tempo à família, ao lazer e à saúde. Também procuram ajudar o servidor a encontrar a melhor função, de acordo com seu perfil. “É importante que a pessoa esteja no lugar certo, para se sentir feliz”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet