Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Consumidor

População comparece ao mutirão Trip/Azul

A importância da conciliação e de se resolver de forma mais rápida o conflito são fatores que têm levado a população a comparecer aos mutirões realizados pela Central de Conciliação e Mediação do Fórum de Cuiabá. São mutirões como da empresa aérea Trip/Azul, que acontece desde ontem (22 de abril) e termina hoje (23 de abril), na sede da Comarca da Capital.

Ao todo 154 processos estiveram em pauta e segundo a juíza coordenadora da Central, Adair Julieta da Silva, as pessoas estão comparecendo e ouvindo as propostas, com a conciliação acontecendo entre ambas as partes. “Os dois lados têm que ceder para se chegar num bem comum, num valor que é bom para ambas as partes”.

A juíza ressaltou que as pessoas têm percebido a importância da conciliação para se chegar nesse acordo, onde as mesmas já chegam pré-dispostas nas audiências e o comparecimento das partes nas audiências já demonstra o interesse em resolver o conflito através da conciliação.

As empresas como a Trip/Azul têm procurado cada vez mais os Centros para fazer parcerias com o Poder Judiciário para realizar essas audiências concentradas, com propostas diferenciadas para se finalizar o litígio. “Mato Grosso é referência para outros estados e isso demonstra que a melhor forma de se resolver conflito é por meio da conciliação, evitando desgaste de um processo e acabar com o problema que já afligia há algum tempo”, complementou a juíza.

Como é o caso do advogado Jadir Dalvi que entrou com uma ação contra a empresa Trip/Azul devido ao cancelamento do vôo de volta de Campo Grande para Cuiabá, o que o fez perder um dia do trabalho. Ele contou que como advogado tem buscado a conciliação e também orientado seus clientes a seguirem por esse mesmo caminho. “Ainda bem que chegamos num acordo. Sempre prezamos pela solução dos casos, já que o conflito não é bom para ninguém. A conciliação é bem vinda em todos os âmbitos da justiça. Saio daqui satisfeito. Sempre recomendo aos meus clientes a conciliação, que é um meio mais prático e célere para se chegar a um resultado positivo”, comentou.

Para o advogado e representante da empresa Azul Linhas Aéreas, Ítalo Leite, mutirões como esse são de grande importância. “É importante tanto para o Judiciário, que desafoga seus processos, quanto para a empresa e consumidor, que acabam liquidando o litígio de forma mais rápida”.

Os próximos mutirões a serem realizados pela Central de Conciliação e Mediação do Fórum de Cuiabá São da TIM, com 81 processos e que ocorre nos dias 27 e 28 de abril, das 8 às 12h, e o mutirão da Violência Doméstica, com 80 processos e que será realizado no dia 30 de abril, das 8 às 17h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet