Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Nortelândia cria Comissão de Assuntos Fundiários

A Comarca de Nortelândia (253 km a médio-norte de Cuiabá) criou uma comissão para análise, discussão, enfrentamento e resolução das questões fundiárias urbanas e rurais no município e seus distritos.

Conforme a Portaria nº 22/2015, assinada pela juíza diretora do foro em substituição legal, Augusta Prutchansky Martins, a comissão será presidida pelo juiz diretor do foro e integrada por representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e associações, entidades de classe sem fins lucrativos, bem como de entidades da sociedade civil. O mandato será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

A reunião inaugural da comissão será no dia 30 de abril, às 9h, na recepção do Fórum. O primeiro passo da comissão será identificar e mapear os principais problemas fundiários existentes na região, analisar as causas e apresentar propostas de soluções concretas.

Por isso, os gestores judiciários e administrativos já foram incumbidos de levantar dados na Vara Única e Diretoria do Foro, quantificando e identificando todo e qualquer processo coletivo de larga escala até o fim deste mês de abril.

Após esta etapa e ao longo dos trabalhos, a comissão também promoverá qualificação dos profissionais que atuam na área e realizará encontros, palestras e seminários a fim de divulgar para a comunidade os propósitos da comissão e as medidas adotadas.

A comissão também irá analisar consultas e processos que lhe forem submetidos como aqueles que versam sobre casos de usucapião, adjudicação compulsória e suscitação de dúvidas.

Essa equipe também poderá constituir Conselho e Fundo Municipal para garantir a execução das propostas apresentadas pela Comissão e promover a regularização fundiária e o desenvolvimento econômico e sustentável do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet