Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

II Mostra de Sistemas apresenta soluções para Ministérios Públicos de todo o Brasil

A II Mostra de Sistemas do Ministério Público terminou nesta terça-feiar (11) com um saldo positivo: foram apresentadas 26 soluções em tecnologia da informação que podem ser compartilhadas e implantadas em qualquer unidade do MP sem nenhum custo relativo às licenças de uso. Isso ocorre porque os sistemas apresentados poderão ser transferidos com seus códigos-fonte abertos, permitindo que sofram alterações e melhorias, podendo, inclusive, serem compartilhados novamente.

O evento, que aconteceu na sede do MP/MG, em Belo Horizonte, consolida a estrutura de rede em que se configura o Ministério Público no Brasil ao permitir que soluções desenvolvidas internamente sejam compartilhadas e adaptadas por toda a Instituição.

Para o promotor de Justiça de São Paulo e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Michel Romano, a mostra teve um papel importante no planejamento de ações do MP. “Não podemos ficar trabalhando sob demanda”, afirmou durante a cerimônia de encerramento.

O coordenador de Tecnologia da Informação do MP/MG, Jairo Cruz Moreira, lembrou da importância de se planejar investimentos de infraestrutura. Para ele é fundamental que as unidades destinem de 1% a 4% do orçamento para a área, “pois todas as demandas acabam na TI”, comentou.

Economia e inovação

Duas características eram comuns a todos os sistemas apresentados: economia de recursos e inovação nos processos de trabalho. O Direito é uma área tradicionalmente conservadora e a Tecnologia da Informação é tradicionalmente inovadora. Isso pode levar a um choque de culturas, mas a partir do momento em que uma área compreende as necessidades da outra, a chance de sucesso de um sistema aumenta consideravelmente. Foi o que aconteceu em Goiás, por exemplo.

A área de TI do MP do Estado constatou que apesar do interesse dos membros por novas tecnologias, os sistemas da instituição eram pouco utilizados. Houve uma mudança de foco, simplificando as telas dos programas, com a consultoria, inclusive, de designers gráficos, o que aumentou a usabilidade e consequentemente o uso dos sistemas.

Sempre que um sistema obtém sucesso de uso, a primeira consequência sentida é a economia de tempo nos processos de trabalho. Além disso, diminui-se bastante a utilização de papel e tinta de impressora, gastos que não são percebidos como volumosos no dia a dia, mas que ao fim de um ano, podem chegar a milhões de reais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet