Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

TSE realiza cerimônia de relacração dos sistemas eleitorais de 2012

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 18h desta quarta-feira (12), cerimônia de relacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais de 2012. O evento ocorrerá no terceiro andar do edifício-sede do TSE.

A relacração dos sistemas eleitorais tem como finalidade realizar ajustes nos softwares que compõem o sistema eletrônico de votação inserido na urna eletrônica. A necessidade desses pequenos ajustes foi detectada a partir de testes feitos com o sistema lacrado na última quinta-feira (6/9). O procedimento é comum e ocorre rotineiramente, tendo sido adotado nas eleições de 2010, 2008 e 2006.

Lacração

Na última quinta-feira (6), o TSE realizou a 1ª Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão usados no primeiro turno das Eleições 2012. Com o evento, buscou-se garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais do pleito, mostrando ainda a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Na cerimônia de quinta-feira, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, o ministro da Corte Dias Toffoli e o procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, assinaram digitalmente os sistemas eleitorais. A assinatura digital garante que o software da urna não foi modificado de forma intencional e é autêntico, ou seja, produzido e gerado pelo TSE.

Programação

De 26 a 28 de setembro, o TSE realizará a lacração dos sistemas eleitorais a serem utilizados no 2º turno das eleições municipais, que ocorrerá no dia 28 de outubro.

Já de 27 a 29 de novembro, acontecerá a cerimônia de lacração e assinatura digital dos programas computacionais previstos para serem usados nas eleições suplementares de 2012.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet