Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

propostas

Apenas Lúdio Cabral apresenta carta compromisso ao MPE durante debate de candidatos

Foto: Assessoria

Apenas Lúdio Cabral apresenta carta compromisso ao MPE durante debate de candidatos
O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, Lúdio Cabral, foi o único, dos seis postulantes, a apresentar carta compromisso durante o Fórum Permanente de Irterlocução, realizado, nesta terça-feira (18), pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-MT). O promotor de Justiça Domingos Sávio frisou que o intuito do debate era a apresentação por escrito das propostas de governo.

Os seis candidatos - Mauro Mendes/ Lúdico Cabral/ Carlos Brito/ Procurador Mauro/ Adolfo Grassi/ João Celestino (vice/Guilherme Maluf) -  participaram de um debate de propostas realizado pelo MPE e deveriam entregar ao final uma carta assumindo o compromisso de que as propostas apresentadas serão cumpridas pelo postulante que vencer as eleições deste ano.

O promotor de Justiça Domingos Sávio, que conduziu o debate, disse aos candidatos que eles deveriam ter entregado a carta antes de começar o evento. O postulante do PSB, Mauro Mendes, em sua defesa atribuiu o ocorrido a uma falha de comunicação.

Ele disse que o grande compromisso na verdade é o que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral. “Todos os candidatos têm um programa de governo formalmente elaborado e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que é o grande mecanismo de controle para cobrança. Foi uma falha [não entregar a carta compromisso ao MPE] de comunicação, mas será entregue”, explicou.

Adolfo Grassi (PPL) direcionou o não cumprimento de levar o documento a ser assinado para sua equipe de campanha. “Não sei exatamente o que aconteceu, mas minha equipe deve ter tido algum problema. Ainda hoje vamos entregar a carta compromisso ao MPE”, detalhou.

O postulante Carlos Brito (PSD) entendeu que seria entregue um documento ao final do debate para que os candidatos assinassem e se comprometessem a cumprir o que foi discutido durante o Fórum Permanente de Irterlocução.

Propostas dos candidatos

As propostas apresentadas pelos candidatos (Guilherme Maluf (PSDB) foi representado pelo vice, João Celestino) foram: saúde, educação, cultura, transporte coletivo e mobilidade urbana, tributação e burocracia administrativa, orçamento participativo, participação popular na gestão pública, planejamento e gestão urbana, desenvolvimento sustentável, saneamento básico e abastecimento de água, e geração de emprego e renda.

O procedimento de discussão foi realizado por sorteio de tema e cada candidato contou com cinco minutos para discorrer sobre o assunto. Todos articularam sobre os temas.

O 'Fórum Permanente de Interlocução: Ministério Público e Sociedade” foi criado em 2011 e reúne 45 entidades civis, além dos titulares das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Meio Ambiente Natural e Urbano, Habitação, Cidadania e Consumidor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet