Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

reunião do GT

União estuda saída jurídica para impasse em terra indígena Maraiwatsede no Araguaia

Foto: Reprodução

União estuda saída jurídica para impasse em terra indígena Maraiwatsede no Araguaia
O advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams, estuda uma saída jurídica para o impasse envolvendo as cerca de seis mil famílias que estão ameaçadas de despejo das terras de Suiá Missú. O recado foi transmitido pela ministra Gleisi Hoffmann durante reunião na Casa Civil da presidência da república nesta quinta-feira (20.9).

A reunião foi a primeira do Grupo de Trabalho (GT) criado pela própria ministra para que seja encontrada uma solução para a demarcação por parte da Funai da terra indígena Maraiwatsede. Participaram do encontro apenas a ministra, o senador Cidinho Santos e o senador liceiciado Blairo Maggi, ambos do PR.

"A ministra nos informou que o ministro Adams segue estudando uma solução para o impasse A próxima reunião ficou marcada para semana que vem", adiantou Cidinho após a reunião.

Há uma semana o desembargador Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), concedeu medida cautelar suspendendo a decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que previa a retirada de não índios que moram na área Marãiwatsédé (na gleba Suiá Missú, que fica na região nordeste de Mato Grosso).

"Enquanto isso, o que vale é a decisão do TRF, para tranquilidade das famílias que habitam a região Suiá Missú", conclui Cidinho.

De fato, a decisão trouxe alívio e fôlego para as famílias. A desintrusão foi determinada pela Justiça Federal e estava prevista para o dia 1° de outubro.

Mais informações em instantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet