Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Faltam 16 dias: eleitores registrados no exterior não votam nas Eleições 2012

Faltam dezesseis dias para as eleições municipais de 2012. Os mais de 250 mil eleitores brasileiros residentes no exterior e cadastrados para votar nos países onde se encontram não votam nas eleições municipais do próximo dia 7 de outubro. Esses eleitores só vão às urnas para escolher o presidente da República.

Já os residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do País no dia do pleito municipal devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.

Esses eleitores também podem encaminhar a justificativa pelos Correios. Para tanto é necessário preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e encaminhá-lo, juntamente com cópia do documento válido de identificação brasileiro e com a prova do motivo alegado, para o respectivo Cartório do município onde vota. Confira o endereço dos cartórios por meio dos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais http://www.tre-df.jus.br/default/links/

A justificativa pela ausência às urnas deve ser realizada para cada turno da eleição e a documentação deve ser postada nos Correios no prazo de 60 dias contados de cada turno da eleição. O eleitor deverá guardar o comprovante de registro da expedição da correspondência.

Mais informações poderão ser obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (www.tre-df.jus.br), responsável pela votação no exterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet