Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

ELEIÇÕES OAB

Chapa de Moreno pode sofrer impugnação por irregularidades de Esgaib

Foto: Reprodução

Francisco Eduardo Torres Esgaib

Francisco Eduardo Torres Esgaib

A chapa “Atitude na Ordem”, que tem o advogado José Moreno como candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), foi denunciada junto ao Conselho Federal da OAB por irregularidades. Ocorre que o advogado Francisco Eduardo Torres Esgaib está inscrito no grupo como Conselheiro Federal e, ao mesmo tempo, faz parte da Comissão Eleitoral Nacional da entidade, constituída em fevereiro de 2015.

Leia mais:
Conselho da OAB mantém exclusão de advogado condenado por dois crimes


“Os membros da comissão eleitoral nacional não devem ser candidatos a qualquer cargo nas eleições em que forem atuar”, diz trecho do Pedido de Providências. O Pedido foi protocolado junto ao Conselho Federal da OAB pela chapa “Advogar por todos, liderar pela Ordem”, que tem Leonardo Campos como candidato à presidência, nesta quarta-feira (04).

“Ora, o candidato Francisco Eduardo Torres Esgaib exerce função deliberativa nas eleições que ele mesmo é candidato; supervisiona as eleições que ele é candidato; exerce função correicional junto às comissões seccionais, inclusive naquela em que é candidato... Se isto não for ilegal, é absurdamente imoral”, enfatiza no Pedido.

Na peça, os representantes da Chapa ainda mencionam que, recentemente, Moreno publicou nota à imprensa questionando a imparcialidade do Presidente da Comissão Eleitoral da Seccional de Mato Grosso, asseverando que o mesmo possui relação de subordinação com um dos candidatos da chapa “Advogar por Todos, Liderar pela Ordem. “Curioso como a chapa capitaneada por José Moreno exerce uma espécie de controle seletivo”, destacam a denúncia.

Diante do fato, a chapa “Advogar por Todos, Liderar pela Ordem” solicitou ao Conselho Federal que: Francisco Eduardo Torres Esgaib se abstenha de praticar qualquer ato junto à Comissão Eleitoral da Seccional de Mato Grosso, ainda que informalmente, utilizando de seu status de Membro da Comissão Eleitoral Nacional.

Que sejam requisitadas informações a Francisco Esgaib para que manifeste sobre optar por mostrar estar imbuído de espírito coletivo e renunciar à candidatura em Mato Grosso, mantendo-se na Comissão Eleitoral Nacional, ou, do contrário, demonstrar maior interesse individual, renunciando ao cargo na Comissão Nacional Eleitoral e mantendo-se candidato.

E, por fim, que o Conselho Federal, caso Francisco Esgaib não renuncie à candidatura ou ao cargo na Comissão Eleitoral Nacional, acolha Pedido de Providências, para compulsoriamente exonerá-lo do cargo junto à Comissão Eleitoral Nacional.

A chapa “Advogar por Todos, Liderar pela Ordem” acrescenta que eventual declaração de impedimento do Francisco Esgaib afasta o prejuízo às eleições. É que a propósito da função consultiva da Comissão Nacional Eleitoral, as respostas às indagações de outros Estados se aplicam compulsoriamente às eleições de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet