Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

INVESTIGAÇÃO

PGR envia notícia-crime contra Pagot para primeira instância

Foto: Reprodução

PGR envia notícia-crime contra Pagot para primeira instância
A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou para a primeira instância a notícia-crime apresentada pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) contra Luiz Antonio Pagot (ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no último dia 4.

Pagot não tem foro privilegiado. Por isso, um procedimento de investigação foi instaurado no Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal -- baseado também em representação formulada pelo senador Pedro Taques (PDT).

Deputado se baseia em tese do STF sobre mensalão para acusar Pagot

Maggi nega acordo e evita falar sobre Luiz Pagot e CPMI do Cachoeira

Conforme a notícia-crime, Pagot cometeu concussão, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e improbidade administrativa. As acusações se basearam em depoimento prestado por Pagot à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira em 28 de agosto.

De acordo com o MPF-DF, a notícia-crime apresentada por Lorenzoni foi juntada à representação entregue por Taques em junho deste ano, pois abordam as mesmas questões. Isto é: as relações entre a construtora Delta, o Dnit e o contraventor Carlos Cachoeira e a utilização do departamento para fins eleitorais.

A PGR encaminhou a notícia-crime no último dia 13. Ainda segundo o MPF-DF, a investigação está em andamento, mas em fase de “peça de informação”, com um conjunto de documentos para apuração preliminar de fatos e adoção de medidas. Por enquanto, não se optou, por exemplo, pela abertura de um inquérito policial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet