Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

SEMANA CHEIA

Após ser condenado a 6 anos de prisão no STJ, Stábile será julgado por injúria racial

Foto: Reprodução

Após ser condenado a 6 anos de prisão no STJ, Stábile será julgado por injúria racial
O julgamento do Processo Administrativo Disciplinar em desfavor do desembargador afastado Evandro Stábile, por supostamente chamar um auxiliar de pedreiro de negro, safado, macaco e vagabundo será retomado nesta quinta-feira (19), no Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na última quarta-feira (18), o magistrado foi condenado pela Corte especial do Superior Tribunal de Justiça a 6 anos de prisão, pelo crime de corrupção passiva, por participação em uma esquema de venda de sentenças, investigado pela Polícia Federal na Operação Asafe..

Leia mais:
Desembargadora proíbe pagamento de URV para 322 servidores da AL; TCE investiga suspeita de irregularidades


No julgamento do PAD efetuado pelo TJMT, Após voto do relator, Marcos Machado, rogando a indisponibilidade do magistrado por dois anos, o desembargador Luiz Carlos da Costa abriu divergência, votou pela aposentadoria de seu companheiro. Porém, Dirceu dos Santos pediu vista sobre a matéria. Machado foi seguido por seis pares.

A suposta injúria racial foi cometida em desfavor do auxiliar de obras Roberto Vicente de Oliveira. Evandro Stábile, Oliveira e outras testemunhas foram ouvidas pelo relator do caso. O fato teria ocorrido em um condomínio, em Chapada dos Guimarães. Conforme narrado no PAD, enquanto o auxiliar exercia sua função, Stábile teria se incomodado com o barulho de uma máquina betoneira.

Conforme depoimento, o desembargador teria usado o cargo público como meio de intimidação, afirmando recorrer à prisão para retirada do trabalhador. Buscando defesa, o magistrado tentou levantar uma suposta invalidade das provas, afirmando que a delegacia de Chapada não teria legitimidade para fundamentar um processo administrativo no Tribunal de Justiça.

Stábile segue afastado do cargo em razão da Operação Asafe. O alvará de prisão, sobre a decisão recente do STJ, ainda é aguardada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet