Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

suposta

Protógenes quer suspender 'Ted' por apologia às drogas

Foto: Reprodução

Protógenes quer suspender 'Ted' por apologia às drogas
O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) disse nesta terça-feira (25), pelo Twitter, que irá acionar os "meios legais" para impedir que o filme "Ted" seja exibido nas salas de cinema do país por supostamente fazer apologia ao uso de drogas. O filme foi lançado na última sexta-feira (21) e, segundo o portal especializado Filme B, vendeu mais de 207 mil ingressos.

Destinado ao público jovem e não recomendado para menores de 16 anos, o filme conta a história de um homem adulto que tem como único amigo um urso de pelúcia que fuma maconha, ingere bebidas alcoólicas e fala palavrões.
Protógenes contou no Twitter, na noite de domingo (23), que levou o filho Juan, de 11 anos, para ver o filme e achou "um absurdo" ver uma cena em que o urso, personagem do filme, consumia drogas. Segundo o deputado, a cena é "apologia" às drogas.

"O filme 'Ted' não esta apropriado para nenhuma faixa etária. Incentivar o consumo de drogas é crime, usando ainda ícones infantis", disse o deputado na rede social. "Não aceitamos mais esses enlatados culturais americanos no Brasil", completou em seguida.

saiba mais

Protógenes afirmou que irá "apurar responsabilidades" e cobrar explicações do Ministério da Justiça "a fim de impedir que o lixo do filme infantil-juventil 'Ted' seja exibido nacionalmente". A pasta é responsável pela classificação indicativa, mas não tem poderes para fazer uma retirada forçada do filme de cartaz, só possível por meio de decisão judicial.

O deputado não atendeu às ligações do G1 e sua assessoria de imprensa informou que até o início da tarde desta terça (25) ele não havia encaminhado o pedido de suspensão do filme a nenhum órgão.

Em nota, a Universal, distribuidora mundial do filme, afirmou que a distribuidora no Brasil, Paramount, obedeceu o procedimento do governo para a obter a classificação indicativa.

"Submetido a apreciação do Ministério da Justiça, o filme foi considerado inadequado para menores de 16 anos por abordagem de drogas, conteúdo sexual e linguagem imprópria", afirmou.

A pasta é responsável por avaliar as cenas e orientar os pais se o conteúdo é adequado para a idade dos filhos. Filmes não recomendados para menores de 16 anos têm, entre outras, conteúdo violento ou sexual mais intenso, cenas de tortura e suicídio.

A campanha contra o filme, batizada de #forafilmeTED, está entre os assuntos mais comentados da rede social.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet