Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política de Classe

Número 30

Antônia Rodrigues é empossada desembargadora e promete avanços

11 Dez 2015 - 19:56

Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Tony Ribeiro (F5)

Antônia Rodrigues é empossada desembargadora e promete avanços
Em uma emocionante cerimônia,  tomou posse nesta sexta-feira , 11, no Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT), a nona juíza da Corte, Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues. O evento, que contou com a presença de representações políticas e jurídicas, foi marcado por homenagens a família, a representação da mulher na Justiça e por promessas de avanços.

Leia mais:
Riva demonstra indiferença em passar natal detido, mas afirma que "prisão não é bom para ninguém"

A sessão extraordinária foi aberta pelo presidente e desembargador Paulo da Cunha e teve duração de quase duas horas. A desembargadora Maria Helena Póvoas foi quem promoveu a leitura formal do texto de saudação. Nele, afirmou sentir-se lisonjeada com a posse da nova desembargadora, “nos orgulha e nos engrandece”, afirma.

Disse ainda que embora para alguns o cargo de desembargador represente apenas um degrau para o “autoritarismo”, para ela representa “alegria na luta” pela liberdade e pela justiça. Sobre Rodrigues, ainda afirmou que “caráter e honradez” são atributos necessários ao cargo e que ela o tem. Por fim, comentou sobre a importância de nos próximos anos o TJ-MT se aproximar da sociedade, “não mais uma justiça encastelada”, mas que lute “em nome do povo”, citando a importância do desenvolvimento dos Núcleos de Conciliação da Justiça. Concluiu alertando: “Somos juízes e não justiceiros”.

Discurso emocionante

Posteriormente a desembargadora tomou a palavra. Ela falou sobre a honra de compor a corte, de seu esforço pessoal para conquistar a vaga e da importância da representação feminina na justiça. A juíza será a desembargadora número  30 e substituirá o desembargador Adilson Polegato de Freitas, que deixou o cargo em 2 de julho de 2015. Sobre ele, deixou a homenagem: “Descansa com a consciência tranquila do dever cumprido”.

Disse que sua grande inspiração foi a desembargadora Shelma Lombardi de Kato, que segundo ela, “tornou a justiça mais forte com o peso de sua delicadeza feminina”. E prometeu. “Agirei mirando no exemplo dos grandes nomes”; “eu vim para somar”; “construir pontes e não muros”. E por fim, prometeu avanços, “muito ainda há por se fazer”.

Novos tempos 

Com a nomeação de magistrada Antônia Rodrigues, já se totalizam nove desembargadoras mulheres. Resta mais uma nomeação para elas representem 1/3 do Tribunal do Estado. Perguntada, afirmou que para ela é um orgulho. "Mais uma mulher. Logo, se Deus quiser, completaremos um terço. Sou mãe de três mulheres, sou mulher com muito orgulho, isso é um ponto que me deixa ainda mais feliz". 

Histórico

Com 60 anos, completados no dia 24 de novembro, a magistrada tem 29 anos de Judiciário e 24 de magistratura. Começou a carreira na Primeira Comarca de Rosário Oeste, em 1992. Cinco anos depois, foi para as comarcas de Jaciara, Cáceres e Várzea Grande, onde atuou na Vara Criminal por 14 anos. Atualmente, ocupava posição na Terceira Vara da Fazenda Pública, em Cuiabá.

Em sua história de vida, brevemente narrada durante a solenidade, destacou os sete anos em que viveu longe de suas três filhas para trabalhar no interior. Confessa que hoje, com elas adultas e profissionais, tenta “de todas as maneiras compensar esta ausência e ter elas aqui junto comigo”. Mas ressaltou que o sacrifício valeu a pena. “Faria tudo outra vez. Na vida, para a gente realizar alguns sonhos, é preciso sacrificar outros”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet