Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

REUSO

Quase meio bilhão de reais é bloqueado através da Ararath; recurso é usado na educação estadual

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Maurício de Souza, criador dos personagens do projeto educacional

Maurício de Souza, criador dos personagens do projeto educacional

Um total de R$ 449,5 milhões foi bloqueado através da força tarefa do Ministério Público Federal (MPF) da Ararath em 18 meses de atuação. Trata-se de recursos supostamente desviados dos cofres públicos através de crimes financeiros e usados para pagar contas de campanhas políticas. Parte desse dinheiro passou foi sequestrado para o uso em investimentos públicos na educação, em escolas públicas estaduais de Mato Grosso, municipais e em algumas particulares, através do programa “Um por Todos e Todos por Um”.

Leia mais:
Pleno afasta desembargador acusado de chamar auxiliar de pedreiro de negro, safado, macaco e vagabundo

“Esse foi o dinheiro melhor investido”, disse o governador Pedro Taques, em entrevista ao programa Conexão MT, da Band Mato Grosso, nesta quinta-feira (17). Através da assessoria, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Zamar Taques, também comentou o uso de dinheiro oriundo do combate a corrupção em políticas públicas.

“Vivemos tempos sombrios. Estamos em um deserto de decência, ética e correção do agente público, mas encontramos alguns oásis. Convênios como esse [para o custeio da impressão do material educativo] mostram que devemos trabalhar duro para que o país volte a ter a ética como uma prática do dia a dia”, comentou o secretário.

O procurador-chefe das unidades do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Gustavo Nogami, ressalta a vontade da instituição em ajudar através de atividades preventivas. “Além da atuação repressiva e de combate à corrupção, a iniciativa de destinar os recursos recuperados de atos de corrupção mostra o compromisso do MPF em colaborar e contribuir com atividades de caráter preventivo e educativo”, pontuou.

O programa educacional “Um por Todos e Todos por Um” existe desde e com o recurso destinado pela Operação Ararath vai atingir um número recorde de alunos: um total de 100 mil do 5º ano do Ensino Fundamental. Os livros e cartilhas educativos foram elaborados pela Controladoria Geral da União, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, e produzidos pelo Instituto Maurício de Souza.

Este conteúdo busca promover ações educativas de estímulo à ética, cidadania, responsabilidade cidadã, participação social, democracia e autoestima, por intermédio dos personagens em quadrinhos da Turma da Mônica.

Maurício de Souza, idealizador e criador dos personagens que ilustram todo material educativo, falou da honra e orgulho em fazer parte do projeto. “São cerca de 70 personagens que emprestam a sua personalidade e carisma à vontade de colaborar com esse trabalho educativo e preventivo tão importante. O programa “Um por Todos e Todos por Um” já estava presente em várias cidades, mas sabíamos que a abrangência dele ainda estava aquém do seu potencial. Agora com a destinação desse recursos muitas crianças serão contempladas. É uma honra para todos os personagens”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet