Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

reivindicações

Classe reclama da prestação jurisdicional a Moreno

Foto: Reprodução

Classe reclama da prestação jurisdicional a Moreno
O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), José Moreno, foi recepcionado por aproximadamente 30 advogados em Campo Verde (130 Km de Cuiabá), nesta terça-feira à noite (25). A visita consolida o grupo “A OAB é Muito Mais” na região com as manifestações de apoio da classe local. O grupo reclamou da deficiência na prestação jurisdicional oferecida na cidade, que possui mais de 30 mil habitantes e atualmente conta com os despachos de apenas dois juízes, sendo que um deles está lotado na Justiça Eleitoral.

A advogada Maria Luiza Kannebly expressa o cenário da advocacia local. “Nossa situação e periclitante”, confessou. Ela aproveitou e declarou seu apoio a Moreno, que por sua vez, discorreu aos advogados campo-verdenses sobre a oportunidade de construir uma Ordem transparente, renovada, e que preze pela valorização do advogado, estruturada por meio de uma gestão técnica e participativa.

O candidato defendeu a interiorização do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, proporcionando amparo aos colegas advogados, bem como anunciou que fará um estudo para a criação de um projeto de Fundo de Participação proporcional de cada subseção dentro da OAB-MT. A extensão ao interior de cursos de excelência da Escola Superior de Advocacia (ESA) também foi apresentado.

Anfitrião do encontro, o advogado Demércio Gueno acredita que Moreno seja a oxigenação esperada pela classe local na OAB. “O interior precisa de uma representatividade da classe junto aos poderes constituídos. Estamos esquecidos”, frisou. Para o advogado Lorival Stringueta, Moreno é aquele que reúne todas as características para retomar uma Ordem de vanguarda.

Dentre os amigos e apoiadores também estiveram presentes os advogados João de Souza Sales Júnior, Alexandro Panosso, Evaldo Fernandes, Dr. Pipinati, Marcos Doto, Maria Frazão, Miguel Zaim, entre outros.

DOM AQUINO

Nesta quarta-feira pela manhã (26.09), José Moreno levou a plataforma de gestão do grupo “A OAB é Muito Mais” aos advogados de Dom Aquino (150 Km de Cuiabá), onde recebeu o prestígio da classe local, angariando apoios à sua candidatura.

O advogado Renato Coutinho chancelou apoio a Moreno, sendo enfático ao revelar que a categoria na cidade não figura nos planos da OAB-MT. “Por integrar a Subseção de Jaciara, o município de Dom Aquino é esquecido pela Ordem”, disse.

Coutinho vai além e reivindica uma OAB que valorize a classe na cidade, não permitindo o sucateamento do Judiciário local. “Por meio de uma gestão pautada na renovação, transparência e valorização, acredito que Dom Aquino será vista com outros olhos pela gestão do Moreno”, pontuou.

Com mais de 35 anos de militância, dos quais nove dedicados ao Conselho Estadual da Ordem, o advogado Almir Araújo compartilhou da opinião do colega e afirmou que Dom Aquino vivência um limbo Judiciário. “A falta de estrutura é total. A Ordem precisa ser interiorizada, e não girar em torno das grandes cidades”, completou.

Os advogados Valdir Scher, Valdi Graciano e Flávia Cardoso e demais apoiadores também estavam presentes e ouviram o candidato.

Moreno saiu em defesa da atuação da OAB-MT nos 141 municípios de Mato Grosso, e não apenas em algumas Subseções. “Podem ter certeza que em cada cidade desse Estado tem pelo menos um advogado militando. E este único advogado tem a prerrogativa de ser abraçado pela Ordem”, concluiu o candidato.

Depois de Dom Aquino, a caravana do grupo ‘A OAB é Muito Mais’ seguiu para o município de Rondonópolis.

As informações são da assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet