Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

julgamento

MP quer arquivar investigação sobre interferência de Lula no julgamento do Mensalão

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF/DF) responsável pelo inquérito que investiga se o se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou interferir no andamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser arquivado, conforme divulgou o site Agência Brasil.

Segundo informações da própria Agência Brasil, o pedido de baixa da investigação foi do próprio MPF, que alegou haver dois pedidos de informação ao ministro Gilmar Mendes, que ficaram sem resposta, restando ao órgão analisar as declarações que o magistrado deu à imprensa na época dos fatos. “Nas declarações dadas pelo ministro, o Ministério Público não detectou um pedido específico de Lula no sentido de ver adiado o julgamento do mensalão”, destacou o órgão.

O MPF informou ainda que a ausência de culpa de Lula foi respaldada em depoimento do ex-ministro do STF Nelson Jobim, que emprestou seu escritório para o encontro entre Lula e Gilmar Mendes. Ele assegurou que ouviu toda a conversa e “em nenhum momento, o ex-presidente solicitou ou sugeriu ao ministro Gilmar que atuasse no sentido de obter o adiamento do julgamento do mensalão”.

O procedimento de investigação criminal foi aberto depois que parlamentares da oposição entraram com pedido de notícia-crime no Ministério Público pelo fato de o ministro Gilmar Mendes, do STF, ter divulgado, na imprensa, que Lula o procurou para tentar adiar o início do julgamento do caso conhecido como mensalão. Na época, Mendes alegou ter tido encontro com o ex-presidente e disse ter considerado o pedido uma intimidação.

As informações são da Agência Brasil.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet