Olhar Jurídico

Domingo, 26 de junho de 2022

Notícias | Civil

Parceria com PM expandirá atendimentos do SAI

O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Poder Judiciário de Mato Grosso tem novidades que prometem agilidade e facilidades aos usuários, o que já está sendo notado por quem utiliza os serviços. A médica Hélia Vezel, que se envolveu em um acidente de carro, disse que o atendimento lhe passou segurança. “Já bati o carro três vezes, esta foi a primeira vez que acionei os serviços do SAI e gostei. Eles auxiliaram no fechamento de um acordo que estava muito difícil e foram ágeis na chegada”, destacou a usuária. A van do SAI levou cerca de quatro minutos após acionamento e saída da base graças a uma novidade implantada recentemente: a sirene e o giroflex (luzes de alerta). Outra novidade é uma parceria com o Batalhão de Trânsito, que também promete deixar os atendimentos mais fáceis aos usuários.

O coordenador do SAI, juiz Mário Roberto Kono de Oliveira, disse que a intenção vem sendo alcançada. “Com a instalação destes recursos as viaturas têm conseguido chegar mais rapidamente ao local do acidente. Infelizmente nosso trânsito não colabora e tivemos que fazer uso deste meio”, disse o magistrado.

A conciliadora Jozeilde Soares Palmeira e o motorista da van Francisco Carlos, que compõem uma equipe, asseveraram a informação. “Ficou muito mais fácil para chegar aos lugares. Sempre encontramos congestionamentos e muitas vezes não tem como evitá-los. Com a colaboração dos outros condutores que abrem caminho para nossa passagem chegamos rápido”, reforçou o motorista.

“Chegar mais rápido ao local do acidente, significa mais tempo para trabalharmos pelo acordo. É um momento delicado, as partes tiveram prejuízos, pensam que vão ficar alguns dias sem o carro e isso dificulta. Por isso o tempo também nos ajuda a alcançarmos nosso objetivo”, concluiu a conciliadora.

O policial militar que estava no local do acidente disse que o SAI ajuda nos trabalhos da Polícia Militar. “Estamos recomendando que as pessoas utilizem o serviço. Ele tem pessoas qualificadas e ajudam a PM. Podemos nos dedicar mais aos acidentes graves, que envolvem feridos”, sustentou o soldado Piffer.

Parceria – Uma parceria com o Batalhão de Trânsito de Cuiabá também promete facilitar o atendimento. O coordenador do SAI, juiz Mário Roberto Kono e o coronel da PM, Wilson Batista, conversam para a implantação de um posto do SAI dentro do Batalhão, que funciona no Detran.

“Essa proximidade do SAI daria oportunidade aos envolvidos em acidente de trânsito, que muitas vezes procuram a PM diretamente para um acordo. Em média recebemos entre 30 e 50 pessoas por dia que tiveram apenas danos materiais”, disse o comandante do Batalhão que almeja um conciliador no local. Ele ainda informou que a Minuta do Termo de Convênio está pronta, apenas aguardando a apreciação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho.

O juiz Mário Kono informou que o aumento na procura pode ganhar reforço com a ação da PM. “Foi bom, pois já aumentou a procura pelo SAI e esperamos fortalecer essa ação que beneficiará diretamente a população”. O magistrado também disse que os conciliadores poderão participar de cursos ministrados pela polícia. Seriam aulas de Legislação de Trânsito, Noções de Perícia e Direção Defensiva.

O juiz também poderá reverter as penas alternativas aplicadas pelo Juizado Especial ao Projeto Salvando Vidas da PM. O projeto atende crianças que cursam o Ensino Médio e Fundamental, orientando-as sobre a educação no trânsito. “Este projeto já funciona em Santa Catarina. A Justiça doa os valores decorrentes de acidentes em rodovias estaduais com vítimas. A iniciativa tem tido bons resultados e pretendemos desenvolve-la aqui”, finalizou o coronel.

Em junho o magistrado responsável pelo SAI ministrou palestra aos policias do Batalhão de Trânsito. Ele explicou o funcionamento do serviço e de que forma ele poderá ajudar no trânsito das cidades. O SAI realiza atendimento em casos que não haja vítimas ou o envolvimento de veículos oficiais. Os telefones para atendimentos em Cuiabá e Várzea Grande são: (65) 9982-8282 e (65) 9982-8383.
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