Olhar Jurídico

Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Notícias / Civil

MATA CAVALO

MPF investiga suspeita de grilagem de terra e mineração ilegal no quilombo Mata Cavalo

Da Redação - Lázaro Thor Borges

31 Mar 2016 - 14:30

Foto: Arthur Santos da Silva/ Olhar Direto

MPF investiga suspeita de grilagem de terra e mineração ilegal no quilombo Mata Cavalo
O Ministério Público Federal abriu inquérito na última segunda-feira (28) para investigar uma suposta grilagem de terra e atividade de mineração ilegal na comunidade quilombola de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento.

Leia mais:
MT Criativo se reúne com comunidade de Mata Cavalo

O inquérito civil foi proposto pela procuradora Bianca Britto de Araújo da Procuradoria da República em Mato Grosso. O objetivo do inquérito, segundo a Portaria Nº 31 publicada pelo MPF, é averiguar possível “conflito social” na comunidade.

O complexo de Mata Cavalo, localizado no município pantaneiro de Nossa Senhora do Livramento. A região constituída de sete áreas de diferentes fazendas: Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Capim Verde. Cerca de 420 famílias moram na localidade.
Conflito fundiário

Conflito fundiário

No ano 2000, a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, outorgou o título de propriedade a uma área de aproximadamente 11. 722 hectares aos descendentes de quilombola de Mata Cavalo. No entanto, o conflito entre fazendeiros da região e moradores da comunidade continua até hoje sem uma solução definitiva do poder público para o impasse.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet