Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Campanha combaterá trabalho infantil em festas juninas

A Paraíba é o terceiro estado do Brasil com maior crescimento de crianças trabalhando: entre 2013 e 2014, o aumento foi de 65%. Ou seja, em apenas um ano, 41 mil crianças e adolescentes passaram a trabalhar, totalizando 104 mil meninos e meninas, de 5 a 17 anos, exercendo alguma atividade precoce no Estado (Pnad/IBGE2014). No período de festas juninas, a preocupação aumenta. Pois, cresce também a ocorrência de meninas que são exploradas sexualmente. Por isso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou na abertura do ‘Maior São João do mundo’, em Campina Grande, uma campanha foi para combater o problema.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande, o lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (31), no Sítio São João, com a presença de artistas que participarão dos festejos juninos no município e região, como Amazan, Capilé, poeta Francinaldo com o filho Fabiano Guimarães e a cantora Gitana Pimentel. O cantor Gabriel Diniz – um dos primeiros a aderir à campanha – gravou um vídeo que foi exibido no evento, já que não pode estar presente.

“Todos contra a exploração infantil, nas suas mais variadas formas. Precisamos mudar esses números de exploração do trabalho infantil, inclusive de crianças nas drogas. Estamos formando batalhões de dependentes químicos. E, se não dermos as mãos para combater isso, de forma contínua e efetiva, no futuro, teremos que investir muito mais para recuperar essas crianças. Por isso, convidamos todos a vestir a camisa contra a exploração infantil”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

Campanha - Raulino Maracajá explicou que, durante os 30 dias de festa, haverá equipes fiscalizando a área do Parque do Povo e distribuindo materiais da campanha, que tem como slogan "O trabalho infantil não dignifica ninguém" e convida toda a sociedade a denunciar através do Disque 100. Além disso, vídeos da campanha – inclusive com artistas da terra – serão exibidos nos telões do palco principal, nos intervalos dos shows.

Uma unidade móvel educativa doada pelo MPT para o projeto Ruanda também foi apresentada no evento. O veículo foi completamente adaptado – com lousa, bancos, armários, material pedagógico e esportivo, bebedouro, rampa de acesso para cadeirantes, gerador, etc. – para auxiliar no trabalho do programa, que há 15 anos resgata crianças e adolescentes das ruas, do trabalho infantil e do tráfico de drogas.

“Essa unidade será muito importante nesse trabalho. Só temos a agradecer a parceria do Ministério Público do Trabalho”, frisou a secretária de Assistência Social do município, Eva Gouveia que, na ocasião, representou o prefeito Romero Rodrigues.

Mudança - O procurador do Trabalho Eduardo Varandas, coordenador Regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), também esteve presente no evento. Ele ressaltou que é preciso haver primeiro uma mudança cultural na sociedade.

“Infelizmente, ainda escutamos a frase ‘melhor estar trabalhando do que roubando’. Como se para a criança pobre só existissem dois caminhos: o trabalho precoce lesivo ou o crime. O trabalho precoce deixa sim marcas terríveis. Quando fecharam o Carandiru, 90% dos detentos que lá estavam tinham trabalhado quando crianças”, comentou Varandas.

No lançamento, houve apresentação de dança regional por jovens que integraram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os artistas declararam apoio à causa, vestindo a camisa da campanha. Na terra do ‘Maior São João’, o evento terminou com muito forró, com Amazan, poeta Francinaldo e o filho Fabiano Guimarães na sanfona, além da cantora Gitana Pimentel, que anunciou: “Não ia perder esse evento por nada”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet