Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

TRT de Mato Grosso se prepara para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

A Justiça do Trabalho é conhecida por ser uma das que mais promove a resolução amigável de conflitos no país. Além de trazer como benefício a diminuição do estoque de processos em tramitação, a conciliação pacifica as relações sociais ao permitir que a solução seja construída pelas próprias partes.

Para incentivar ainda mais essa forma de solução de litígios, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promove todos os anos a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, um esforço conjunto em todo o país para incentivar a resolução amigável. O TRT de Mato Grosso é um dos órgãos que participa dessas ações.

No TRT mato-grossense os trabalhos estão sendo organizados pela Coordenadoria Judiciária e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Caesc) do Tribunal. A unidade tem feito a análise dos processos com maiores chances de conciliação e criando uma pauta específica. Ao todo, a Caesc já programou cerca de 250 audiências para o período.

Estão sendo inseridos na programação também aqueles em que alguma das partes comunicou o interesse de resolver amigavelmente o conflito por meio do aplicativo “Quero Conciliar”, lançado recentemente. A ferramenta pode ser acessada no site do Tribunal (www.trt23.jus.br) por qualquer pessoa com processo tramitando na Justiça do Trabalho no estado.

Além do trabalho feito pelo Coordenadoria de Apoio à Execução, as varas trabalhistas do interior estão criando suas pautas específicas para tentativa de conciliação. Até o momento, a unidades já comunicaram a designação de cerca de 400 processos para serem abordados no período da Semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet