Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ambiental

ROSÁRIO OESTE

MPF investiga possíveis danos a sítio arqueológico em MT por instalação de torre de energia

Foto: Reprodução

Pinturas rupestres localizadas no Morro da Janela, no município de Jangada

Pinturas rupestres localizadas no Morro da Janela, no município de Jangada

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar possíveis danos a um sítio arqueológico localizado no município de Rosário Oeste (à 113 Km da Capital), no distrito de Bauxi. De acordo com a portaria que institui a investigação, os danos seriam provenientes da instalação de uma torre de energia no local.

Leia mais: 
PM que matou estudante de medicina em boate sai da cadeia e será monitorado por tornozeleira


O distrito de Bauxi, antes denominado distrito de Araras, é uma região também conhecida pela rota de cachoeiras que atraem a atenção do eco-turismo do município de Rosário Oeste. A exemplo de Jangada e Nobres, Rosário Oeste é um município com potencial para pesquisas de arqueologia e paleantologia. Um dos pontos mais conhecidos no distrito de Bauxi é a Caverna do Curupira de onde pesquisadores do estado já retiraram a ossada de um tatu gigante que teria o tamanho de um Fusca. A peça pode ser encontrada no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, em Cuiabá. 

Conforme o inquérito civil, a torre de energia pode ter ocasionado danos ao sítio arqueológico do distrito. A portaria, datada de 25 de maio, é assinada pelo Promotor da República, Marco Antônio Ghannage Barbosa.  O documento, no entanto, não especifica de quem seria a responsabilidade pela instalação da torre, nem quais tipos de danos sua instalação teria causado.  

Outro lado

Olhar Jurídico entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Rosário Oeste que afirmou não ter sido notificada sobre o inquérito. De acordo com o assessor da prefeitura, Manoel da Silva, não é possível afirmar qual a torre instalada no local nem se ela poderia ou não causar danos. Disse ainda que há uma torre que ainda deverá ser instalada no distrito, no entanto, será uma torre de telefonia fixa e não de energia como consta na portaria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet