Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

Gabinete de Gestão Integrada das Eleições divulga boletim; veja as ocorrências

O Gabinete de Gestão de Integrada (GGI) das Eleições 2012, sob a coordenação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, informa o balanço parcial de ocorrências policiais registradas no Estado até as 10 horas deste domingo de eleição de 7 de outubro. Ao todo foram registrados 49 ocorrências em Mato Grosso. A Polícia Civil registrou 27 termos circunstanciados pela prática de boca de urna, quatro prisões por transporte ilegal de eleitores, uma prisão por corrupção eleitoral, e mais quatro ocorrências classificadas como outros. Já a Polícia Federal registrou 13 ocorrências, entre boca de urna e transporte irregular de eleitores.

Na manhã deste domingo em Várzea Grande duas pessoas foram detidas pela Polícia Militar fazendo boca de urna, de posse 200 santinhos da candidata a vereadora Erô da Saúde (PPC). Uma das pessoas detidas é a própria candidata. Em Jauru uma pessoa foi detida por distribuição de santinhos e em Vila Bela da Santissima Trindade um delegado de seção foi detido fazendo uso de um aparelho celular.

No município de Colniza o candidato a vereador Silvano Alberto da Cruz foi detido com mais duas pessoas por corrupção eleitoral. A polícia apreendeu com eles diversas requisições de abastecimento de combustível.

Em Colíder três pessoas foram detidas pela prática de boca de urna. Uma delas foi o atual vice-prefeito, Edson Luiz Salgueiro, as outras foram o secretário municipal de fazenda, Wanderley Borges e o candidato a vereador Luis Salgueiro. Foram apreendidos com eles vários santinhos do candidato Luis Salgueiro, R$ 302,00 e uma caminhonete Chevrolet preta MTZ 3810.

Em Alta Floresta o candidato a vereador Esequiel Martins da Silva, conhecido como Quiel da Vila, foi detido pelo TRE fazendo boca de urna no município. O registro da ocorrência, até o momento do balanço, estava em andamento.

No município de Santa Terezinha uma mulher foi detida por crime eleitoral. Giselia Miranda Martins estava um uma motocicleta sem habilitação e portava panfletos de vários candidatos. Foram apreendidos com ela um aparelho celular Motorola, 344 panfletos do candidato a vereado Ari Furtado, 28 panfletos do candidato a prefeito Luciano Alencar, um da candidata a vereadora Fideli, 3 do candidato a prefeito de Santa Terezinha Silvio Calixto e 2 do candidato a vereador Cloiviton.

Em Cuiabá, duas pessoas foram detidas durante a madrugada de sábado para domingo, portando 91 mil santinhos do candidato a vereador Onofre Júnior, cinco vales-combustível e alguns adesivos de propaganda. Os cabos eleitorais, que estavam num veículo Uno branco, foram apreendidos em flagrante na rua Oátomo Canavarros localizado no bairro Morado do Ouro, portando os materiais irregulares. Após o registro de Termo Circunstanciado foram liberados e a ocorrência encaminhada à Polícia Federal.

Em Lucas do Rio Verde, uma rádio local veiculou notícia inverídica de que a esposa de um candidato a prefeito havia sido presa na data de hoje (07/10). O juiz eleitoral Bruno D´Oliveira determinou que a rádio retifique a notícia inverídica, corrigindo a informação veiculada. O juiz também advertiu o veículo de comunicação de que a reiteração da conduta pode ensejar a suspensão da programação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet