Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

celeridade

Magistrados tomam posse se dizem preparados para função

Foto: TJMT

Magistrados tomam posse se dizem preparados para função
Momentos antes da posse, os desembargadores eleitos Rondon Bassil Dower Filho, Maria Aparecida Ribeiro e José Zuquim Nogueira reafirmaram o compromisso de trabalhar para tornar a justiça de Mato Grosso mais célere e eficiente. Em entrevista coletiva concedida à imprensa antes da cerimônia de posse, os novos desembargadores destacaram a responsabilidade de, a partir de agora, atuarem em colegiado, mas afirmaram que estão preparados para enfrentar a nova missão.

Escolhida pelo critério de merecimento para ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador José Tadeu Cury, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro ressaltou que os 26 anos de magistratura, vividos no interior do Estado e na Capital, lhe garantem a experiência necessária para atuar agora em colegiado. A magistrada reforçou que pretende somar o seu esforço ao trabalho já desenvolvido pelos membros da Corte e salientou que o fato de ser mulher permitirá que ela julgue com mais sensibilidade.

Devolvemos o respeito ao TJMT que estava abalado, considera presidente Rubens de Oliveira

Já o magistrado Rondon Bassil Dower Filho, escolhido por antiguidade para ocupar a vaga deixada pelo desembargador José Ferreira Leite, ressaltou a responsabilidade de manter ou reformar uma decisão de Primeiro Grau, onde atuou por 26 anos. O magistrado contou que durante todo esse tempo se preparou para um dia exercer o cargo de desembargador e revelou que essa experiência será utilizada agora no colegiado.

Embora reconheça que as atuações são diferentes, o magistrado disse que um juiz de Primeiro Grau trabalha com fatos, mas não sozinho, já que atua em conjunto com o Ministério Público, advogados e partes, ouvindo a todos e buscando julgar com base não apenas nos fatos apresentados, mas na interpretação deles. “Os debates do colegiado são fundamentais, porque às vezes o magistrado chega com o voto pronto e modifica o seu posicionamento diante de algum fato apresentado por outro magistrado”, observou.

O desembargador José Zuquim Nogueira, escolhido para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Mariano Alonso Travassos, atribuiu o sucesso de sua carreira em Primeiro Grau à sua família, amigos, servidores, advogados e promotores que acompanharam a sua trajetória. Ele considerou que assumir um cargo de desembargador é o ápice da carreira de um juiz e que ele assume esse cargo com muita responsabilidade.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que acompanhou a entrevista coletiva, enfatizou que os novos desembargadores irão contribuir para a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional, pois cada um trará a sua experiência e a sua vivência no Primeiro Grau para a Corte. O presidente garantiu que a sociedade sentirá os efeitos dessa nova composição e ressaltou a importância de ter mais uma mulher na Segunda Instância do Poder Judiciário, sob o argumento de que, além de competentes, elas humanizam as decisões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet