Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

VOTO SECRETO

Joaquim Barbosa deve ser eleito amanhã para presidir STF

Foto: Reprodução

Joaquim Barbosa deve ser eleito amanhã para presidir STF
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser eleito presidente da Corte nesta quarta-feira (10). No último dia 3, o atual presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, confirmou a data da eleição dos novos presidente e vice-presidente.

Conforme Britto, com base no artigo 12 do regimento interno do STF, a eleição deve ocorrer na segunda sessão ordinária do mês anterior ao da expiração do mandato do presidente. 

A eleição, em plenário, ocorre por meio de voto secreto com o quórum mínimo de oito dos 11 ministros -- atualmente a Corte conta com dez, incluindo Barbosa. Cezar Peluso se aposentou recentemente e ainda não foi substituído. 

O mandato do presidente do STF é de dois anos. Entre as atribuições estão a de velar pelas prerrogativas do tribunal e representá-lo perante os demais poderes e autoridades, além de dirigir os trabalhos e presidir as sessões plenárias.

Barbosa vem se destacando no STF, já que é o relator da ação penal 470 (mensalão). Ele também passará a presidir o Conselho Nacional de Justiça. A posse está prevista para novembro, quando Ayres Britto se aposentará.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet