Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Pedro Taques: CPI do Cachoeira ainda tem 'muito lixo' para investigar

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Pedro Taques (PDT-MT) voltou a defender a prorrogação dos trabalhos da CPI mista do Cachoeira. Ao lado do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), ele iniciou a coleta de assinaturas para apresentação de um requerimento com esse objetivo. Durante a sessão plenária, os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) prometeram assinar o documento.

Taques reiterou a importância da CPI em andamento ao elogiar os rumos dados pelo Supremo no julgamento da Ação Penal 470, sobre o escândalo do mensalão, que, conforme lembrou Taques, foi investigado na CPI dos Correios. Na avaliação do senador, as investigações sobre a empreiteira Delta e as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados podem avançar.

- Não prorrogar os prazos é enganar os cidadãos. Hoje temos condições de chegar até os financiadores das campanhas eleitorais – observou o senador, que mencionou a existência de "lixo podre e fedendo" a ser analisado pela comissão.

- Foi afastado o sigilo da Delta, restou comprovado que milhões de reais, quase R$700 milhões, foram para pessoas jurídicas fantasmas, empresas laranjas. E agora nós pedimos o afastamento da quebra do sigilo bancário dessas pessoas jurídicas de fachada, pessoas jurídicas que só existem para praticar crimes - defendeu o parlamentar.

A manifestação de Taques foi apoiada pelos senadores Tomás Correia (PMDB-RO), Ana Amélia (PP-RS) e Alvaro Dias (PSDB-PR), que também pediram o aprofundamento das investigações.

- Nós não podemos admitir nem sequer discutir o encerramento dessa Comissão, porque ela não cumpriu ainda o seu dever - disse o líder do PSDB no Senado.

Mensalão

Ao comentar a decisão do STF de condenar por corrupção ativa, os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, o senador elogiou a atuação dos ministros do Supremo. Na avaliação do parlamentar, o julgamento demonstra a superação no Brasil de um “coronelismo personalista” em que as elites econômicas e políticas se colocavam acima do homem comum e das leis.

- O mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e desvio de dinheiro público flagrado no Brasil vai recebendo uma resposta merecida – afirmou Taques.

Ele sublinhou a gravidade do escândalo do mensalão.

- Comprar voto de parlamentar é comprar consciência. É a mesma coisa de comprar uma decisão judicial. É comprar a vontade do cidadão expressa na verdade das urnas, que nos manda para esta Casa e para a Casa aí do lado – disse.
Mensalão mineiro

Em aparte, a senadora Ana Amélia também destacou a contribuição da CPI dos Correios no processo e apontou que as instituições saem fortalecidas desse processo.

- É gratificante para os cidadãos e cidadãs, neste país, verificar a forma como esses ministros estão agindo e agiram na conclusão dos trabalhos, quando não se acreditava que este processo fosse dar algum resultado – observou a senadora.
Apesar de concordar com a condenação dos líderes petistas, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), em aparte, disse que a compra de votos de parlamentares teve origem no mensalão do PSDB mineiro.

- Se o mensalão do PSDB tivesse sido punido não teria havido mensalão do PT, porque o PT acabou instrumentando os mesmos malandros que compravam votos na reeleição do Fernando Henrique – disse.

Para Taques, no entanto, o que interessa são os fatos, não os partidos envolvidos.
- Não podemos argumentar que um caso não foi julgado para não julgar outro – observou o senador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet