Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Constitucional

jurisprudência

TJMT vê usucapião em caminhão financiado com pagamento pendente e dá posse a comprador

Foto: Reprodução

TJMT vê usucapião em caminhão financiado com pagamento pendente e dá posse a comprador
A Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu reformar decisão de primeira instância e concedeu o direito de propriedade de ‘usocapião’ ao proprietário de um caminhão Volkswagen, ano 1993.

Leia mais:
Demora na expedição de diploma na Unic gera indenização a aluno


O veículo havia sido financiado por um primeiro comprador, na modalidade arrendamento mercantil (leasing). O primeiro proprietário, no entanto, não quitou a dívida e revendeu o caminhão terceiro dono do veículo o apelante G.D.N.

Em primeira instância, o juiz responsável entendeu que a venda sem o consentimento do credor e arrendador é ato ilícito e por conta disso a ação deveria ser desprovida e a posse repassada ao primeiro dono.

No entanto, o desembargador e relator do caso, João Ferreira Filho, entendeu que o apelante é possuidor do veículo de forma mansa, pacífica e com aninus domini (intenção de ser proprietário) há mais de cinco anos e que por conta disso teria direito a posse efetiva.

 “É incontestável que, desde a aquisição, em 2007, o veículo está na posse do apelante. Desse modo, encontra-se presente o requisito temporal - o qual foi preenchido tanto para a usucapião ordinária quanto para a extraordinária”, disse em seu voto que foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet