Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

MPE-MT

Mauro Curvo rebate declarações de Gilmar Mendes: "inoportuna e equivocada"

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mauro Curvo rebate declarações de Gilmar Mendes:
O Procurador-Geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, classificou como inoportuna e equivocada a declaração do Ministro Gilmar Mendes  sobre  suposto “festival de abusos” cometidos por membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso no decorrer das investigações, referindo-se ao escândalo dos grampos (confira aqui).

Leia mais:
Tribunal manda retirar tornozeleira de ex-servidor da Seduc


“Mais uma vez, o ministro Gilmar Mendes, por falta de conhecimento da realidade fática do episódio ou por qualquer outro motivo, se posicionou de forma equivocada perante a opinião pública”, criticou o Procurador-Geral de Justiça.

O chefe do MP de Mato Grosso ratificou os esclarecimentos já prestados à sociedade mato-grossense e assegurou, novamente, de que nenhum dos números de telefone apontados no relatório de inteligência da Polícia Militar, que foram grampeados indevidamente na Comarca de Cáceres e amplamente divulgados pela imprensa, passou pelo Guardião do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Esclareceu, ainda, que em relação à notícia crime instaurada a partir de representação efetuada pela OAB, relatando a existência de interceptações ilegais em  investigações realizadas pelo Gaeco e Promotoria de Justiça de Defesa da Administração Pública e da Ordem Tributária,  as providências estão sendo adotadas. O processo está sob a análise do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO).

“Todos os processos que chegam ao Ministério Público são criteriosamente analisados  e que com relação a esta notícia crime também não será diferente. Os serviços prestados pelo Ministério Público Estadual à sociedade Matogrossense  comprovam que a Instituição jamais deixou de exercer as suas atribuições Constitucionais e que, portanto, é inadmissível  que insinuações maldosas e inverídicas sejam usadas para tentar atingir a credibilidade de Promotores e Procuradores de Justiça”, finalizou.e posteriormente de 3%) era devolvido a parte da organização criminosa através do arrecadador da propina Giovani Belatto Guizardi.

Mendes

Conforme reportagem publicada pelo Estadão, um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) discutir os limites da atuação do juiz nos acordos de delação premiada, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na noite de terça-feira, 20, que o combate ao crime tem de ser feito sem cometer crimes.
 
Em uma nova crítica ao Ministério Público, Gilmar salientou o que considera um "festival de abusos" no uso de interceptações telefônicas.
 
“Neste final de semana estive no Mato Grosso e de lá vem com a notícia de que há um festival de abusos feito no âmbito de investigação e essas notícias infelizmente se repetem Brasil afora, feita pelo Ministério Público, a chamada barriga de aluguel - o uso de de interceptação telefônica pra atingir adversários políticos ou até pessoas nas relações privadas. Isso por falta de controle, temos de fazer esse tipo de discussão”, ressaltou o ministro. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet