Olhar Jurídico

Domingo, 20 de outubro de 2019

Notícias / Política de Classe

OAB suspende seis advogados em setembro; veja lista dos punidos

Da Redação - Lázaro Thor Borges

02 Out 2017 - 09:20

Foto: Reprodução

OAB suspende seis advogados em setembro; veja lista dos punidos
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) puniu com suspensão de até 90 dias seis advogados no mês de setembro. Entre os suspensos está José Fernandes de Alencastro, acusado de ter simulado a participação de um réu morto durante uma audiência em 2010, no Fórum de Várzea Grande.

Leia mais:
OAB suspende 6 advogados por condutas irregulares; confira nomes e infrações


Na ocasião, o falecido "reconheceu" dívida de R$ 8 milhões e o dinheiro foi liberado para a empresa Rio Pardo Agro Florestal, credora da dívida. Alencastro chegou a ser excluído da OAB em 2015, mas conseguiu ser reintegrado. Neste caso em questão, ele foi suspenso por deixar de cumprir ordem judicial e por locupletar-se, ou seja, acumular dinheiro que não lhe caberia.

Além dele, também foram punidos César Lima do Nascimento, Djalma Ribeiro Romeiro, Wender Luiz dos Santos, João Batista Cavalcante da Silva e Hélio José Garcia Mendes. A maior punição foi aplicado a Djalma que ficará suspenso por 8 meses. Ele é acusado de locupletar-se. Além de ter se recusado a prestar contas do serviço ofertado.

César Lima e Hélio Mendes foram punidos com suspensão de apenas um mês, as duas menores penas aplicadas entre os seis casos de setembro. César é acusado de não prestar contas aos seus clientes e Hélio é acusado de exercer a profissão quando foi impedido de fazê-lo.

Wender Luiz dos Santos foi suspenso por 90 dias. João Batista Cavalcante da Silva foi condenado a suspensão de 5 meses e deverá pagar multa no valor de 5 anuidades da OAB, ele foi acusado de se recusar a prestar assistência jurídica, depois da Defensoria Pública apresentar indisponibilidade. O advogado também é reincidente neste caso.

Outro lado

A reportagem do Olhar Jurídico tentou entrar em contato com os advogados punido, mas até o momento não obteve resposta. Assim que os envolvidos se manifestarem esta matéria será atualizada. 

Veja lista dos punidos: 

César Lima do Nascimento



Djalma Ribeiro Romeiro


Hélio José Garcia Mendes


João Batista Cavalcante da Silva



José Henrique Fernandes de Alecastro



Wender Luiz dos Santos


Excluídos:

A OAB-MT excluiu os seguintes nomes em setembro: O ex-vereador João Emanuel Moreia Lima, Max Weiser Mendonça, Everson Duarte da Costa e Iacy Figueiredo Fontoura. Confira aqui.
 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cuiabana
    02 Out 2017 às 15:48

    "locupletar-se, ou seja, acumular dinheiro que não lhe caberia", ou seja, roubo mesmo !!

  • Amanda
    02 Out 2017 às 10:40

    Essas sançoes da oab sao uma piada.

  • Peter Griffin
    02 Out 2017 às 10:01

    O cara já foi suspenso por um crime, e ainda deixam ele com a carteira de advogado? Só estraga a imagem da advocacia! Tem que excluir do quadro da OAB/MT!

Sitevip Internet